Paulo Uebel diz que Governo quer simplificar o dia a dia do empresariado

Por Admin - Em 20/09/2019 às 4:39 PM

O secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, participou do Café Debate do LIDE Ceará, no Hotel Gran Marquise, ressaltando que a ideia do ministro da Economia, Paulo Guedes, é que a reforma tributária simplifique o dia a dia dos empresários, reduza a burocracia e número de impostos.

“Que ela crie as condições para, no futuro, termos uma redução da carga tributária. Sabemos da complexidade de uma reforma dessas, pois são muitos interesses, estados, municípios, a União e, principalmente a sociedade. É uma reforma que tem de melhorar e evitar aumentar as distorções que existem no País”, afirmou.

Lembrou que existe uma proposta em tramitação na Câmara e outra no Senado, e o Governo Federal trabalha com ambos para haver uma terceira proposta, ou uma harmonização entre essas duas.

“Mas a diretriz é clara: não pode aumentar a carga tributária, aumentar a complexidade do sistema e as distorções existentes. É fundamental a participação da sociedade, da livre iniciativa, nesta discussão, para que possamos atingir o nosso objetivo”, completou Paulo Uebel.

Dentre as medidas que deverão ser adotadas estão o fim da autorização prévia para atividades econômicas de baixo risco; liberdade de horário e dia para produzir, empregar e gerar renda; afastar efeito de normas infralegais desatualizadas; definição de preços de serviços e produtos pelo mercado; respeito aos contratos empresarias privados, e muito mais.

Já o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, também presente ao evento comandado por Emília Buarque e sua diretoria, ressaltou que o Brasil tem 5,8 milhões de MEIs, que são auxiliados pela instituição.

“No Sebrae não faltam recursos, pois eles veem com uma celeridade razoável e eu bato muito na tecla de fazermos as coisas com alegria em ambientes de alta complexidade e incerteza, com base na meritocracia e muita austeridade”, afirmou Diogo.

E o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, destacou eu a instituição de fomento possui apenas 8% das agências, mas é líder em financiamentos na sua área de atuação, com 54,8% dos financiamentos rurais; 62,2% nos de longo prazo e 69,6% nos financiamentos totais.

Além disso, o BNB é o terceiro maior em operação de microcrédito e o quinto maior distribuidor de microsseguros no mundo, além de deter 65% do microcrédito produtivo orientado do Brasil.

Após sua participação no evento do LIDE Ceará, Paulo Uebel pegou um voo de volta para Brasília, a fim de acompanhar o presidente Jair Bolsonaro no momento de sanção da MP da Liberdade Econômica, que deve impulsionar a retomada do crescimento do País.

Edson Neto, Romildo Rolim, Emília Buarque, Paulo Uebel e Eduardo Diogo no evento do LIDE

Foto: Balada IN

Mais notícias

Ver tudo de IN Business