RETOMADA GRADUAL

Nível de emprego registra sexta elevação consecutiva entre setembro e outubro

Por Marcelo - Em 09/11/2020 às 10:54 AM

O Indicador Antecedente de Emprego, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou alta de 2,9 pontos na passagem de setembro para outubro deste ano. Com essa, que foi sua sexta elevação consecutiva, o indicador chegou a 84,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

Indústria está reagindo nos último meses, segundo estudo da FGV                 Foto: Divulgação

O Iaemp busca antecipar tendências do mercado de trabalho do País, com base em sondagens com consumidores e com empresários da indústria e dos serviços. Quatro dos sete componentes do indicador registraram crescimento, com destaque para a situação atual dos negócios da indústria.

“O resultado de outubro confirma o cenário de recuperação do mercado de trabalho. Apesar da sexta seguida, a melhora tem sido mais tímida com o passar dos meses e o nível atual ainda se encontra consideravelmente abaixo do período pré-pandemia. A incerteza, que ainda se mantém elevada, e a proximidade do período final de ajuda do Governo Federal, parecem contribuir para uma maior cautela dos empresários”, disse o economista da FGV, Rodolpho Tobler.

Outro índice do mercado de trabalho, o Indicador Coincidente de Desemprego, se manteve estável pelo segundo mês consecutivo, permanecendo com 96,4 pontos em outubro. Mais um indicativo de que a retomada do nível de emprego no País deverá continuar, mesmo que de forma lenta. (Com informações da Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business