EXPECTATIVA

Mercado espera que Copom realize novo corte na Selic

Por Marcelo - Em 04/02/2020 às 9:31 AM

Banco Central deve cortar Selic                                        Foto: Divulgação

A primeira reunião do ano do Copom do Banco Central inicia nesta terça-feira (4), encerrando amanhã, com o objetivo de definir o valor da Selic para o mercado. A expectativa dos analistas é de que haja uma nova redução, da ordem de 0,25%, fazendo com que a taxa básica de juros caia para o menor nível histórico, a 4,25% ao ano (a.a.).
Hoje, a Selic está em 4,5% a.a. e já representa o percentual mais baixo da história, só que muitos executivos de bancos e financeiras acreditam no novo corte. Entretanto, outra corrente de especialistas admite que pela alta do dólar e da carne os integrantes do Copom poderiam deixar a Selic no nível atual.
Essa nova queda da Selic seria muito positiva para a continuidade da retomada do desenvolvimento econômico do País. Pois, como o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias, ressaltou em entrevista exclusiva ao Portal IN, os juros baixos facilitam o acesso e inserem milhares de pessoas no sistema de habitação, impactando positivamente o setor da construção civil.
O BC atua diariamente no mercado aberto – realizando a compra e venda de títulos públicos federais – com o objetivo de manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião. A Selic serve de referência para os demais juros praticados na economia nacional e auxilia na estratégia de atingir a meta de inflação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business