AMPLA ÁREA DE ATUAÇÃO

Lauro Chaves destaca a importância do economista nas esferas pública e privada

Por Marcelo - Em 13/08/2021 às 6:08 PM

O economista Lauro Chaves Neto, conselheiro do Cofecon, professor da Uece e PhD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, destacou que o Dia do Economista, comemorado neste 13 de agosto, leva a uma série de reflexões. E destacou que este profissional tem dois grandes eixos de atuação.

Na área pública, o trabalho é muito ligado ao desenvolvimento sustentável, planejamento econômico, podendo atuar nas esferas federal, estadual e municipal, bem como nas agências de regulação. E é um fator de equilíbrio entre as inúmeras demandas sociais que o poder público tem e os recursos disponíveis para atendê-las.

Lauro Chaves ressaltou a necessidade da boa formação acadêmica                Foto: Divulgação

Já na iniciativa privada, sua área de atuação se divide em várias especialidades, como elaboração de estratégias empresariais, planejamento e gestão financeira de empresas; processos de estruturação de acesso ao mercado de capitais; abertura de capital de empresas; parcerias estratégicas; toda a área de gestão orçamentária nas organizações.

“Mais recentemente, o economista tem ingressado na área de perícia econômica, mediação e arbitragem. Tendo em vista todo esse potencial de atuação profissional, é fundamental uma boa formação acadêmica. No curso de Economia você consegue mesclar um forte estudo de métodos quantitativos, como cálculo e econometria, que permite a ele um raciocínio lógico e matemático fantástico”, afirmou o conselheiro do Cofecon.

E, também, um grande aprofundamento histórico, sociológico e filosófico. “Tudo isso propicia uma análise crítica e uma capacidade de reflexão muito grande, que caracterizam a nossa profissão. Ela é regulamentada e fiscalizada pelo sistema que tem os Corecons nos estados e o Cofecon, em Brasília, que os congrega”, completou Lauro Chaves.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business