RETOMADA DO TURISMO

Ivana Bezerra acredita em uma retomada gradual da hotelaria e já planeja a reabertura do Sonata de Iracema

Por Pompeu - Em 09/05/2020 às 8:43 AM

Ivana Bezerra E Manuel Linhares

Ivana Bezerra e Manuel Linhares

A hotelaria é um dos setores mais atingidos com a pandemia do Covid-19 em Fortaleza. Na capital cearense, 89% dos hotéis estão fechados e planejam a retomada em agosto. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, Manuel Cardoso Linhares, afirma que é da ordem de 95% o número de estabelecimentos do setor fechados em todo o País, em razão das consequências da crise mundial.

Para Manuel Linhares, essa situação é crítica, porque, ao fechar portas de um segmento que estava gerando 380 mil empregos diretos, criou-se um verdadeiro “baque” para a economia. O presidente da ABIH Nacional ressalta que o turismo é o primeiro setor a sofrer e será o último a sair dessa crise, porque depende da melhora de uma cadeia que envolve 52 setores como, por exemplo, aviação, agências de viagem, locadoras, gastronomia, parques e eventos, representando 11% do PIB do Ceará.

Apenas são seis hotéis associados a ABIH abertos. São eles: Gran Mareiro, Dom Pedro Laguna, Luzeiros, Intercity e Hotel da Villa e Meridional. No total, a entidade congrega 51 hotéis, somando 7.462 UH`s e 16.416 leitos.

Ivana Bezerra

Ivana Bezerra Rangel

“Este atual momento que o Ceará vem vivenciando por conta da pandemia que atinge o mundo por inteiro vem mostrando que novos protocolos, principalmente, na área da hospedagem, deverão ser adotados com rigor. Com todos esses cuidados, nosso Estado será um destino seguro, um lugar para onde as pessoas virão e serão bem cuidadas”. Quem faz essa afirmação é Ivana Bezerra Rangel, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) no Ceará e diretora geral do Hotel Sonata de Iracema. Ainda segundo ela, o futuro pós-pandemia deverá estar centrado na questão da sustentabilidade e do respeito à natureza.

“Aqui no Ceará, ações nas áreas social e ambiental já estão sendo estudadas para os próximos meses. Só assim sairemos na frente e poderemos inovar. Não há como fazer uma projeção de como ficará a questão do turismo, pois tudo é ainda muito incerto. O importante, agora, é pensar em medidas para fortalecer o setor quando tudo voltar à normalidade”, ressalta.

O turismo de eventos é, certamente, uma das esferas que mais mexem com a economia brasileira, envolvendo mais de 52 setores produtivos. “Então, é possível imaginar o impacto que tudo isso causa. São eventos corporativos, esportivos e religiosos que estão parados. O segundo semestre será de retomada, claro que de forma muito gradual. O segmento corporativo deve ser o primeiro a voltar, o turismo de lazer, no entanto, deve demorar um pouco mais”, assevera Ivana.

Outro ponto que ela esclarece é com relação às festas de fim de ano, período em que os hotéis cearenses chegam a quase 100% de ocupação. a vice-presidente da ABIH-CE fala que, apesar dos esforços para a venda, ainda não é possível dimensionar como o segmento hoteleiro estará. “O comportamento do turismo nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 é uma incógnita ainda”, aponta.

Hotel Sonata de Iracema

Formada em Economia, Ivana Bezerra sempre teve forte relação com os negócios e uma grande experiência na área financeira, sobretudo, no ramo bancário, com passagens pelo Bicbanco e Banco Nacional. Com o passar dos anos, decidiu que trabalharia na IRB Empreendimentos Imobiliários, empresa que pertencia ao pai, o industrial cearense Ivan Rodrigues Bezerra. Lá, atuou em diferentes áreas e adquiriu ainda mais expertise profissional.

“Chegou um momento, porém, que meu pai decidiu seguir o sonho de ter um hotel. E foi desse sonho que o Sonata de Iracema nasceu”, relembra. Em 1999, a família começou a adquirir alguns terrenos na Praia de Iracema, até que a área desejada para a construção do empreendimento fosse a ideal.

“Inauguramos o Hotel Sonata de Iracema em 2005. Começamos a administrar com a FE Hotelaria, grupo português pertencente a Francisco Esteves, e, com eles, permanecemos durante seis anos. Como eu não tinha experiência, optei por não começar sozinha. Sempre me envolvi em tudo, desde o início, até mesmo durante as obras. Quando o Sonata começou a funcionar, me dediquei bastante a parte operacional. Foi aí que chegou o instante em que eu decidi que estava pronta para assumir de vez”, explica.

Atualmente, Ivana se dedica a todas as áreas: operacional, administrativa, financeira e comercial. A relação de proximidade com clientes e empresas é, certamente, um dos diferenciais que garante o sucesso, a qualidade e a tradição durante todos esses anos. Outro ponto é o respeito e a relação de carinho com os colaboradores. “Tenho uma parceria muito grande com meus funcionários. Todos os dias, faço questão de cumprimentar todos eles, sempre foi assim. Esse contato me faz muito bem. Podemos fazer a diferença na vida das pessoas sendo humanos e atenciosos”, orgulha-se.

Arrendamento pela operadora Hapvida

Desde o início da pandemia, Ivana sempre esteve atenta às necessidades encontradas no Estado, especialmente, no tocante a questão do suporte aos pacientes com a Covid-19. “O hotel está fechado desde o dia 24 de março. De imediato, me prontifiquei, junto ao Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal, para que nossos apartamentos pudessem servir de suporte, em caso de alguma urgência”, conta.

Para sua surpresa, porém, a empresária foi procurada por André Melo, Superintendente Administrativo do Hapvida, com a proposta de arrendamento do hotel. Entre três empreendimentos que estavam sendo visitados pelas equipes técnicas do Hapvida, o Sonata foi o que melhor se encaixou nos padrões exigidos. “Fiquei muito feliz com a notícia. Acredito que isso seja reflexo da nossa forma segura de trabalho”, revela.

O intuito da ação é transformar 208 leitos disponíveis em unidades hospitalares, para realocar, durante o período de pandemia, pacientes que estejam em tratamento de baixa complexidade e sem o coronavírus. Fazendo isso, as principais unidades de atendimento do Grupo ficariam restritas aos indivíduos acometidos pela enfermidade. Apesar da grande maioria apoiar a decisão, Ivana diz que uma pequena parcela ainda chegou a criticar.

“Para essas pessoas só peço que deixem de ser egoístas e passem a pensar no outro. Para que um hospital passe a funcionar no Sonata, todos os critérios de segurança foram adotados com o máximo cuidado. Até o momento, no entanto, ainda não recebemos nenhum paciente, mas tudo está pronto caso haja essa necessidade”, aponta.

Reabertura do Sonata e projeções 

O arrendamento pelo Hapvida foi de 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45. Dessa forma, o Sonata de Iracema só poderá ser reaberto ao público a partir do dia 15 de julho. “Ainda não sabemos ao certo quando será a reabertura oficial. O que sei é que o início será lento e muito gradual. Acredito que os primeiros três meses serão os mais delicados. Por precaução, já estou sondando financiamentos junto ao Banco do Nordeste. Temos oito salas de eventos e muitos funcionários, que fiz questão e esforço de não demitir. Então, é prudente já ir tomando algumas medidas nesse sentido de retorno”, diz.

Até o dia 20 de março, a ocupação era de cerca de 70%, número bastante promissor. “Planejávamos um crescimento de 15% em relação a 2019. Apesar das dificuldades, acredito que mais para o final do ano, tudo estará mais rentável. Para nossa alegria, grande parte dos eventos programados para acontecer no Sonata não foram cancelados, apenas adiados. Projetar o futuro não é possível, mas acredito que tudo dará certo”, explana.

Sucessão na ABIH-CE

Regis Medeiros, Ivana Bezerra E Darlan Leite (1)

Régis Medeiros, Ivana Bezerra e Darlan Leite

Prevista para acontecer em 30 de abril, a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH- CE) foi adiada, podendo acontecer através do voto aberto em uma plataforma de conferência tipo Zoom ou Google Meet, onde poderá ser gravada, ou aguardar o fim da pandemia.

Apuramos que o ex- secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, diretor dos hotéis Villa Mayor  e  Villa Smart, deve ser o sucessor do atual presidente, Eliseu Barros. Ivana Bezerra e Darlan Leite também são cotados para a presidência da entidade. Entretanto, a vice-presidente da entidade afirma não ser candidata.

Matéria atualizada, em 9 de maio, às 8h

Mais notícias

Ver tudo de IN Business