SOCORRO FINANCEIRO

Governo de Portugal adquire o controle acionário da TAP por 1,2 bilhão de euros

Por Marcelo - Em 02/07/2020 às 7:43 PM

O Governo de Portugal assumiu o controle de 72,5% do capital da TAP nesta quinta-feira (2), numa negociação com acionistas que foi marcada por muita tensão. O objetivo é fazer com que a companhia continue realizando suas operações, uma vez que sentiu os fortes impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus.

TAP estava correndo o risco de paralisar suas atividades                             Foto: Divulgação

Com a suspensão de grade parte de seus voos, havia o risco de a TAP ser obrigada a encerrar suas atividades, mas isso acabou fazendo com que o governo português adotasse medidas de socorro à companhia, que deve chegar à cifra de 1,2 bilhão de euros.

Pelo acordo firmado com os acionistas e o Grupo Barraqueiro, que era o principal acionista da aérea, inicialmente será liberada uma parcela de 250 milhões de euros, que deverão ser utilizados para o pagamento de funcionários e um grupo de fornecedores com os quais a TAP possui algumas dívidas.

Ainda não está definido o prazo para os outros repasses à companhia, cujos 27,5% das ações estão distribuídos entre o empresário português Humberto Pedrosa (22,5%) e os trabalhadores da companhia (5%), uma vez que eles também são acionistas minoritários.

A TAP operava voos diários para Fortaleza, antes da pandemia do novo coronavírus praticamente paralisar todo o setor aéreo internacional, sendo eu a capital cearense integrava a malha aérea internacional da companhia portuguesa desde o final dos anos 90.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business