MERCADO POTENCIAL

Global Trend quer ampliar a presença no Nordeste e o Ceará está no seu radar

Por Marcelo - Em 31/12/2020 às 10:15 AM

A Global Trend Indústria e Comércio Exterior, especializada na importação, comercialização e distribuição de matérias-primas para as empresas do setor da construção civil, oil & gas e mercado de compósitos. É uma das maiores importadoras de cimento branco do Brasil e registrou aumento de 70% na demanda do Nordeste por insumos para o setor construtivo, enquanto os produtos voltados para produção de argamassa tiveram expansão da procura de mais de 60%, no caso dos pigmentos. E o Ceará está no radar da companhia.

Global Trend quer continuar expandindo sua atuação no Nordeste                         Foto: Divulgação

A interrupção da produção da indústria causada pela pandemia de coronavírus e o aumento da demanda por matéria-prima registrado nos últimos meses tem levado empresas brasileiras a registrarem falta de produtos nos fornecedores. Sondagem realizada pelo FGV Ibre revelou que cerca de 30% delas encontraram dificuldade de entrega por parte dos fornecedores, chegando a 40% na construção civil.

Sediada no Rio de Janeiro, os estados que registraram as maiores taxas de crescimento de vendas de produtos importados pela companhia foram o Maranhão, com 258%, e a Paraíba, com 158%. Mas o Ceará está no radar da Global Trend, pois tem uma representatividade pequena no seu faturamento total, demonstrando um grande potencial de expansão, ainda mais que a construção civil teve uma alta significativa de 40% no terceiro trimestre deste ano.

Andrea Sobreira quer ampliar a representatividade em estados como o Ceará

De acordo com a CEO da empresa, o crescimento das vendas para o Nordeste é fruto do planejamento de expansão da atuação da Global Trend na região. “Ele começou a ser colocado em prática no segundo semestre, quando nos aproximamos mais destes clientes para entender e atender às suas necessidades com soluções efetivas para a sua produção. Inclusive levando em conta as matérias primas específicas da região”, explicou Andrea Sobreira.

Com tudo isso, a empresa pretende consolidar sua presença no Nordeste em estados nos quais possui menor representatividade e inaugurar uma filial em Pernambuco, que está na fase final de liberação de alvará. “Atualmente, nossas importações são transferidas para os estados nordestinos através do Espírito Santo. Tivemos bons resultados na região este ano, com alta de 79% no faturamento em relação a 2019. Nossa expectativa é de obtermos um crescimento de 15% a 20% em 2021”, ressaltou Andrea.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business