EM NOVEMBRO

Fortaleza sediará a última reunião de 2020 da Frente Nacional de Prefeitos

Por Marcelo - Em 12/03/2020 às 7:20 PM

Roberto Cláudio recebe troféus de diretores da FNP, em Florianópolis                                                         Foto: Divulgação

Fortaleza sediará, no próximo mês de novembro, a 78ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), conforme anunciou o presidente da entidade, Jonas Donizette, nesta quinta-feira (12), em Florianópolis, no encerramento da 77ª Reunião Geral da Frente.

“Estamos muito honrados com a decisão da FNP de escolher a nossa Fortaleza para sediar a sua última reunião geral do ano e temos certeza que faremos um encontro muito produtivo e que revele tanto a hospitalidade da nossa gente quanto as competências e os atrativos da nossa Capital”, afirmou Roberto Cláudio.

Ele integra a diretoria da FNP, como vice-presidente de Parcerias Estratégicas e Projetos, tanto que participou como expositor do painel sobre o “Pacto Federativo e seus impactos nos municípios”, durante o evento realizado na capital catarinense.

Roberto afirmou que Governo Federal deve repartir melhor os recursos públicos

Segundo o gestor municipal, esse debate impõe a necessidade de que o Governo Federal cumpra uma melhor repartição dos recursos públicos. “Hoje, os municípios brasileiros são os principais mantenedores das políticas públicas de saúde e educação, por exemplo, e cada vez mais há uma desobrigação crescente do governo central e um aumento dos encargos municipais para financiar o atendimento às necessidades da nossa população”, ressaltou.

Destacou, ainda, que hoje os municípios comprometem cerca de 55% de toda a sua receita só para bancar os serviços de saúde, educação e assistência social. “Precisamos lançar um alerta sobre a proposta de Reforma Tributária que está em tramitação porque a emenda constitucional atinge violentamente os municípios que, a duras penas, fizeram o seu dever de casa. A proposta que está aí é, antes de tudo, antimeritocrática porque penaliza os que se ajustaram”, criticou Roberto Cláudio.

No painel que abordou o Pacto Federativo ainda foi discutida a instituição do Conselho Fiscal da República, do qual também participou o consultor econômico da FNP, Kleber Castro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business