REFORÇO NO ENFRENTAMENTO À COVID

FIEC reativa unidade do Senai que faz a recuperação de ventiladores mecânicos

Por Marcelo - Em 22/03/2021 às 12:10 PM

Já está em operação a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios, instalada no ano passado, no Senai Jacarecanga, para auxiliar no trabalho de conserto e recuperação de respiradores artificiais das unidades hospitalares do Ceará, no pico da primeira onda de Covid-19 no Estado.

Paulo Holanda disse que a unidade possui alta eficácia                                        Foto: Portal IN

Com a segunda onda de infecções por coronavírus em todo o País, o Ceará enfrenta lotação em hospitais e leitos de UTI em todo o seu território e para reforçar o combate à pandemia e os cuidados com pacientes internados, o Senai Ceará reativou essa unidade que foi de grande importância em 2020.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, orientou a reabertura da central, que será mantida em operação enquanto perdurar a atual situação de crise aguda da pandemia de Covid-19 no Ceará. O objetivo é ganhar velocidade, rapidez e dinamismo nos consertos, utilizando técnicas de Engenharia Reversa para produção de peças que faltam, entre outros métodos, evitando a demora da importação.

Técnico do Senai realiza a manutenção em um respirador artificial

“Temos aqui toda a nossa equipe técnica, que é maravilhosa, competente e guerreira e dará conta do recado”, afirmou o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda. A Central, desde a sua criação, foi reconhecida como uma das estruturas com mais eficácia entre todas do Brasil. São 20 técnicos do Senai envolvidos, junto com profissionais da Secretaria de Saúde do Ceará.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a síndrome respiratória aguda é um dos efeitos mais sérios da doença. Nacionalmente, os aparelhos estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business