SINERGIAS

FCA e PSA Groupe realizam fusão objetivando ser o quarto maior fabricante mundial de veículos

Por Marcelo - Em 18/12/2019 às 1:03 PM

Fábrica da FCA situada na região de Betim, em Minas Gerais                                                                 Foto: Divulgação

Em comunicado oficial que mexeu com o segmento automobilístico mundial, a FCA e o Groupe PSA anunciaram a fusão de suas operações globais. Com isso, a nova gigante deverá ter a liderança, recursos e escala para estar na vanguarda de uma nova era da mobilidade sustentável.

Com a fusão, passará a ser o quarto maior fabricante mundial de veículos e o terceiro em receita, devido à expectativa de 8,7 milhões de unidades comercializadas no planeta e receitas combinadas que atingirão a impressionante marca de 170 bilhões de euros.

Será criado um negócio diversificado com uma das maiores margens nos mercados da Europa, Américas do Norte e Latina, além de reformular suas estratégias em outras regiões do mundo. Proporcionará sinergias anuais de 3,7 bilhões de euros, sem fechar unidades fabris e com expectativa de gerar fluxo de caixa líquido já a partir do primeiro ano.

A companhia combinada irá alavancar a eficiência de investimento numa escala maior para desenvolver soluções inovadoras de mobilidade e tecnologias de ponta em novas fontes de energia para veículos, condução autônoma e conectividade.

Terá, ainda, uma presença global equilibrada e rentável, com um portfólio de marcas icônicas e complementares, que cobrem todos os principais segmentos de veículos – desde automóveis de luxo, premium e de passageiros, até SUVs, picapes e veículos comerciais leves. Isso será respaldado pela força da FCA na América do Norte e na América Latina e pela sólida posição do Grupo PSA na Europa.

“A nossa fusão é uma enorme oportunidade para assumir uma posição mais forte na indústria automotiva na medida em que buscamos dominar a transição para um mundo de mobilidade segura, limpa e sustentável e fornecer aos nossos clientes produtos, tecnologia e serviços de classe mundial”, disse Carlos Tavares, presidente do Conselho de Administração do Groupe PSA.

“Esta é a união de duas companhias com marcas incríveis e uma mão de obra qualificada e dedicada. Ambas enfrentaram os tempos mais difíceis e emergiram como competidores ágeis, inteligentes e formidáveis”, completou Mike Manley, CEO da FCA.

Unidade fabril do Groupe PSA localizada no município de Porto Real, no Rio de Janeiro

Mais notícias

Ver tudo de IN Business