PASSAGEM EUROPA-ÁSIA

Equipes desencalham navio gigantesco e liberam a navegação pelo Canal de Suez

Por Marcelo - Em 29 de março de 2021

As equipes que trabalhavam desde a terça-feira da semana passada para tentar desencalhar o gigantesco navio porta-contêineres Ever Given, que estava atravessado no Canal de Suez, conseguiram devolver sua capacidade de flutuação e a passagem ligando a Europa à Ásia vai liberar o tráfego para os cerca de 400 navios que estavam parados dos dois lados do Canal, ainda hoje.

Ever Given vai passar por vistoria técnica antes de retomar viagem                  Foto: Divulgação

Entretanto, estima-se que a normalidade da passagem de embarcações pelo canal, que concentra cerca de 12% do comércio mundial, ainda deve demorar de três a cinco dias. Já o gigante de 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas vai passar por uma vistoria técnica, antes de ser liberado para prosseguir viagem.

A lua cheia, que provoca uma maior amplitude das marés, aliada aos trabalho de diversas outras embarcações empurrando e puxando o gigantesco navio da operadora Evergreen, conseguiram devolver a flutuabilidade e navegabilidade do Ever Given, desobstruindo a passagem no Canal de Suez, situado no Egito e que tem 193 quilômetros de extensão, e que representa a ligação marítima mais curta entre os continentes europeu e asiático.

Em média 50 navios cruzam, diariamente, o canal e sua paralisação gerou prejuízos que devem ultrapassar a cifra dos R$ 300 milhões, à navegação marítima internacional e à Autoridade do Canal de Suez, que cobra um valor aos armadores de cada embarcação que passa por ali.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business