DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Equipe australiana vem ao Ceará para verificar local onde será instalada a maior usina de hidrogênio verde do planeta

Por Marcelo - Em 14 de maio de 2021

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, afirmou que uma equipe de representantes da empresa australiana Enegix Energy, que pretende instalar a usina de hidrogênio verde Base One – a maior do mundo – dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), chega na próxima segunda-feira (17) ao Ceará. O objetivo é realizar uma série de tratativas importantes, visando acelerar o andamento do projeto.

Hidrogênio verde será a matriz energética do futuro mundial                            Foto: Divulgação

“Eles marcaram diversas audiências aqui no Ceará. Estão vindo para verificar as áreas dentro do CIPP com o objetivo de fazer a locação do terreno onde será instalado o projeto, para fechar os detalhes de implantação da usina que ficará na nossa Zona de Processamento de Exportações”, disse.

Os executivos também conversarão com as autoridades ligadas à preservação ambiental, bem como discutirão com algumas empresas daqui a execução do projeto, que deve proporcionar um grande desenvolvimento para o Ceará, inclusive atraindo outros empreendimentos para a região do Pecém. O objetivo da Enegix é produzir 600 mil toneladas anuais de hidrogênio verde e realizar sua exportação via Porto do Pecém.

Será a maior planta do gênero já construída no mundo. “Trata-se de um investimento grandioso, cuja cifra gira em torno dos US$ 6 bilhões, que será o maior realizado nos últimos anos na América Latina. Isso representa um volume de recursos similar ao que foi feito durante a implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém”, salientou Maia Júnior.

Hoje, são emitidas cerca de 50 bilhões de toneladas de CO² por ano na atmosfera, com um crescimento de 40% desde os anos 90. A Base One tem o potencial de reduzir as emissões anuais de CO² em 10 milhões de toneladas e se tornará o maior projeto de redução de emissões de gás carbônico, causador do efeito estufa, do mundo.

Quem também já assinou um Memorando de Entendimento com o CIPP visando participar do Hub de Hidrogênio Verde que será implantado naquela área industrial anexa ao Porto do Pecém foi a multinacional White Martins, maior produtora de oxigênio hospitalar da América Latina, que tem uma unidade naquele complexo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business