EFEITOS COVID-19

Entidades ligadas ao turismo solicitam medidas de apoio ao Governo Federal

Por Marcelo - Em 16/03/2020 às 12:41 PM

Turismo gera bilhões à economia nacional                                    Foto: Divulgação

Entidades ligadas ao setor turístico brasileiro encaminharam um documento ao titular do MTur, Marcelo Álvaro Antônio, solicitando o apoio do Governo Federal para que possam enfrentar os efeitos do Covid-19 em todo o País.

Afinal, o turismo faturou R$ 238,6 bilhões, no ano passado, considerando as atividades de hospedagem e similares, bares e restaurantes, transporte de passageiros, agências de viagens e cultura e lazer, gerando 2.983.080 postos de trabalho.

“É de conhecimento geral que a pandemia do Covid-19 vai impactar diversos setores da economia brasileira. O setor do turismo, contudo, já é um dos primeiros a sentir os impactos causados pelo fechamento de fronteiras e consequente cancelamento de viagens, encontrando-se totalmente paralisado”, disseram seus representantes.

Apenas neste mês de março houve 85% de cancelamento de viagens, e, em igual mês de 2019 o faturamento do setor foi de R$ 19,2 bilhões. “Os impactos imediatos já preocupam a sustentabilidade dos negócios, uma vez que não há previsões de novos faturamentos”, advertiram.

Por isso, entidades como Abav, ABIH, CLIA Brasil, dentre outras, pediram a viabilização de medidas urgentes, como a disponibilização de linha de crédito especial na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para as empresas de turismo, com carência de, no mínimo, seis meses.

Aprovação de decreto para postergar o pagamento de impostos relativos à folha de pagamento, também por seis meses, desde que quitados no exercício de 2020. Liberação do saque do FGTS para funcionários de empresas que exerçam atividade turística.

Parecer favorável do Ministério da Justiça em relação à remarcação de viagens contratadas pelo consumidor, frente ao cancelamento e devolução de valores, pois seria uma solução para manutenção do negócio sem prejudicar o consumidor.

Redução do IRRF a 0% nas remessas para pagamentos de serviços turísticos ao exterior. “Acreditamos como a maioria que a pandemia do Covid-19 será superada em alguns meses. Nesse momento será fundamental para a recuperação do setor, que tenhamos pronta uma campanha envolvendo ofertas promocionais de viagens pelo Brasil”, finalizaram as entidades.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business