PESQUISAR É NECESSÁRIO

Compra durante a Black Friday requer muita atenção por parte do consumidor

Por Marcelo - Em 25/11/2020 às 8:53 AM

Surgida da necessidade de comerciantes reduzirem seus estoques com certa urgência, a Black Friday se tornou uma febre no Brasil nos últimos anos. Com a garantia de descontos e preços convidativos, consumidores fazem economias para empregar na compra de produtos mais em conta, este ano dia 27 de novembro.

Black Friday deve ter 77% de expansão na vendas do e-commerce                Foto: Divulgação

E engana-se quem pensa que o cenário de pandemia será apenas de prejuízo. A expectativa, principalmente no segmento do e-commerce, é de aquecimento das vendas. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com o Neotrust-Compre&Confie, a estimativa para a Black Friday de 2020 é de crescimento de 77% nas vendas em relação ao ano passado, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões, no período que vai da quinta anterior até segunda-feira pós-Black Friday.

Os lojistas, essencialmente, estão em busca de uma recuperação financeira diante do forte impacto causado pela pandemia de Covid-19. Já o consumidor, naturalmente, segue ávido por boas oportunidades e descontos chamativos. Sendo assim, há um panorama que pode resultar em expectativas quebradas e frustrações.

Para Eveline de Castro Correia, coordenadora do curso de Direito da Estácio, é necessário ter atenção total na hora de efetuar as compras. “De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (artigo 37), “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”. Em alguns casos, neste momento comercial, ela é enganosa sim, tendo em vista que o comerciante ou prestador de serviço não dá descontos suficientes para justificar a publicidade. É importante que o consumidor fique de olho em tudo”, disse.

E lembra que a recomendação é sempre pesquisar, comparando preços e produtos. Não é correto ou aconselhável fazer compras por impulso sem antes analisar a qualidade da mercadoria em questão. Ela ainda faz questão de ressaltar algo importante. “Neste período de pandemia, as compras efetuadas por meio da internet têm prazo de devolução de 90 dias, é bom saber disso”, completou Eveline.

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