CENÁRIO DESFIADOR

Ceará mantém nível de exportações de rochas ornamentais durante a pandemia

Por Marcelo - Em 10/11/2020 às 5:56 PM

O setor de rochas ornamentais do Ceará exportou US$ 19,3 milhões nos dez primeiros meses deste ano, uma queda de 1,5% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com um levantamento setorial realizado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC.

Vendas de rochas ornamentais cearenses para a China cresceram 80%                  Foto: Divulgação

Apesar da leve queda nas exportações, o presidente do Simagran, Carlos Rubens Alencar, considera os números positivos, devido ao cenário desafiador gerado pela pandemia de Covid-19. “As exportações do setor, de janeiro a outubro, mantiveram-se estáveis e acreditamos que no ano será possível um crescimento”, afirmou.

Os Estados Unidos continuam na liderança dos principais países de destino das rochas cearenses. A China, por sua vez, comprou um total de US$ 3,2 milhões em rochas do Ceará, o que representa um aumento de 80% em relação ao volume adquirido no mesmo período do ano passado.

O Ceará segue em terceiro lugar no ranking nacional dos principais Estados exportadores do Brasil. Espírito Santo e Minas Gerais seguem, nessa ordem, nas primeiras colocações. Os municípios que mais exportaram ao longo do ano foram Caucaia, Uruoca e Fortaleza.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business