LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

CDC vai lançar edital para a concessão do Terminal Pesqueiro de Camocim este ano

Por Marcelo - Em 30/03/2021 às 4:50 PM

O Terminal Pesqueiro de Camocim entra para o rol de áreas a serem concedidas pela Companhia Docas do Ceará, após publicação da Portaria SAP/MAPA nº 100, de 29/03/2021, nesta terça-feira (30). A decisão atende ao pleito da diretoria da CDC, que vinha alinhando as tratativas junto às secretarias de Aquicultura e Pesca e de Portos e Transportes Aquaviários, há cerca de um ano e meio.

Terminal Pesqueiro de Camocim já tem empresas interessadas                         Foto: Divulgação

Com mais esse respaldo federal, a autoridade portuária cearense avança no planejamento das concessões de áreas operacionais e não operacionais e já prevê lançar o edital até o segundo semestre deste ano. Com a publicação da portaria, a CDC está apta para explorar a área, na forma direta ou indireta, que será destinada aos serviços de descarga, congelamento, armazenagem, pesagem, beneficiamento e a comercialização de pescado, de abastecimento de gelo, água e combustível, bem como outros serviços de interesse do setor produtivo.

Apontado como o principal polo na região, o Terminal Pesqueiro de Camocim é um equipamento que vem gerando grande expectativa entre os empresários do setor, tendo em vista sua localização privilegiada para a pesca. A estrutura do local foi pensada para abrigar áreas de comercialização, armazenagem, câmaras frigoríficas, manuseio e triagem de pescado, fábrica de gelo, reservatório para 300 mil litros de água, auditório e vestiários, além de área para ampliação do cais e da estação de efluentes.

De acordo com a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, já existem empresas interessadas no Terminal Pesqueiro de Camocim. “Essa ação da Secretaria de Aquicultura e Pesca permitirá, a curto prazo, que o gasto público em uma área ociosa se transforme em geração de emprego e renda, sem falar na movimentação de carga e logística, que impulsionará ainda mais o desenvolvimento e a economia do Ceará”, ressaltou Mayhara Chaves.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business