AÇÕES COORDENADAS

CDC dá maior competitividade ao Porto de Fortaleza com sua nova diretoria

Por Marcelo - Em 22/06/2020 às 4:28 PM

O primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará foi marcado por importantes e conquistas. Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial).

Mário Jorge, Miguel Andrade, Mayhara Chaves e Humberto Castelo Branco             Foto: Divulgação

Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no Ebitda, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses. Embora adiada temporariamente devido à pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada prioritária pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.

O arrendamento do Cais Pesqueiro, por meio de pregão eletrônico, também foi outra demanda da nova gestão da CDC que saiu do papel em tempo recorde. Em andamento, ocorre a consulta pública pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o arrendamento do Terminal de Granel Sólido Vegetal.

Partindo de um planejamento bem estruturado, a diretoria da CDC avançou em tratativas com os clientes do Porto de Fortaleza, o que possibilitou o crescimento seguido na movimentação de granéis sólidos (cereais e não cereais), com destaque para o trigo, manganês, escória e clínquer.

Nas cargas gerais, as partes de pás eólicas também vêm ganhando espaço no rol de cargas do porto, que complementam com os granéis líquidos a movimentação de importação e exportação. No berço 106, construído para atender navios de cruzeiros, quando não está no período de temporada passou a abrigar as operações de contêineres, dando assim maior versatilidade operacional.

A diretoria também priorizou a reforma do parque de tomadas reefer; obra no berço 106 para fuga de material; manutenção corretiva nos armazéns; modificação dos procedimentos de abastecimento dentro do Porto de Fortaleza; manutenção nas torres de iluminação; requalificação da área do Corpo de Bombeiros; reparo nas defensas; e o projeto de reestruturação do pátio de contêineres.

A nova gestão da CDC celebrou, ainda, os Memorandos de Entendimento com o Governo do Ceará (construção de um bondinho entre o TMP e a Praia de Iracema) e a Prefeitura de Fortaleza (ampliação das vias de acesso e requalificação da Praça Amigos da Marinha, situada na entrada do porto). E avança na implementação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

“Ao olhar para trás, nesses 12 meses de gestão à frente da Companhia Docas, chegamos à conclusão de que estamos no caminho certo. Não há dúvida que temos muito trabalho a ser feito para tornar o Porto de Fortaleza cada vez mais competitivo, mas os acertos até aqui foram expressivos. É nessa linha de planejamento, comprometimento e transparência que pretendemos continuar”, afirmou Mayhara Chaves, diretora-Presidente da CDC.

Ricardo Cavalcante elogiou a gestão de Mayhara Chaves à frente da CDC

“É com muita alegria que vemos esse primeiro ano de gestão da engenheira Mayhara Chaves à frente da CDC. Com competência técnica, firmeza e compromisso, a presidente tem contribuído fortemente para o engrandecimento da instituição. Os números, no decorrer deste período, têm mostrado essa evolução, apontando crescimento e avanço em todas as áreas. Determinada, envolvida e sempre em busca de conhecimento, ela marcou sua trajetória por conquistas, e o continua fazendo”, asseverou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

“Celebramos este momento em que a gestão de Mayhara Chaves completa um ano à frente das Docas do Ceará com resultados concretos, que não deixam dúvidas de nossa escolha. Através de uma gestão técnica, profissional e moderna, o Porto de Fortaleza está na vanguarda do movimento que iniciamos de transformação do setor. Mayhara tem se destacado como uma ‘Executiva de Estado’, que é como costumo chamar essa equipe de ponta que temos no Ministério da Infraestrutura”, disse o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business