MAIS RESPONSABILIDADE

CAE aprova emenda de Tasso Jereissati em relação ao BC

Por Marcelo - Em 18/02/2020 às 6:34 PM

Tasso ampliou as responsabilidades do BC                       Foto: Divulgação

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (18), a emenda do senador Tasso Jereissati que amplia as responsabilidades do Banco Central, no projeto de autonomia da autoridade monetária nacional.
Segundo a emenda, o BC deverá, além de controlar a inflação, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e zelar pela solidez e eficiência do Sistema Financeira Nacional. Ainda foi fixado em quatro anos o mandato dos dirigentes da autarquia, com possibilidade de ser realizada uma recondução.
A emenda do senador cearense, propondo esses objetivos secundários, pretende dar maior transparência e responsabilidade ao BC. “Mantemos o mandato único e, subsidiariamente, essa observação que o Banco Central tem que acompanhar”, afirmou Tasso.
“Sua obrigação básica é a manutenção da moeda, mas não deve ficar alheio às enormes flutuações que um país como o nosso tem e tem tido, recentemente, em relação à atividade econômica. Isso já acontece, mas estamos oficializando e colocando no projeto para que fique bem claro que o BC não deve ignorar essas flutuações”, completou Tasso Jereissati.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business