Novos desafios

Benchimol deixará o comando da XP. Thiago Maffra ocupará a cadeira de CEO

Por Pompeu - Última Atualização 15 de março de 2021

Beto Studart e Guilherme Benchimol, na BSPAR

A turma da Faria Lima foi pega de surpresa com o anúncio de Guilherme Benchimol de que deixará o cargo de CEO da XP investimentos. Mas essa troca já vinha sendo maturada na diretoria e conselho há mais de seis meses, revelou Otílio Ferreira, partner Pequod Investimentos e braço direito de Benchimol, no Ceará.

A cadeira de CEO da XP será ocupada por Thiago Maffra, diretor de tecnologia, a partir de 12 de maio. “Não estou com menos tesão pelo negócio e não vou vender uma ação sequer. Só coloquei gasolina”, disse Benchimol em entrevista exclusiva à colunista Maria Luiza Filgueiras, do Pipeline, novo site de negócios do Valor.

Ao Pipeline, Benchimol afirmou que continuará sendo a cara da XP. “No fundo, eu e Maffra estamos formando uma dupla. Ele é o CEO para dentro e eu sou o CEO da porta para fora. A cara da XP sou eu e vai continuar sendo”, disse ele.

Na entrevista, ele conta que encaminhou já algum tempo para os diretores da XP uma matéria sobre uma big tech que tinha colocado o CTO (chief tecnology officer ) como presidente. “Depois veio a mudança de presidência da Amazon, o que só ratificou. Não é fácil porque não pode ser um CTO de bits and bytes, mas um cara de liderança” contou Benchimol ao site. “Companhias que fazem trocas óbvias, tradicionais, não estão no jogo do futuro”, resumiu Benchimol na entrevista.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business