MERCADO

B3 aciona circuit breaker devido à queda do volume de negociação das ações

Por Marcelo - Em 16 de março de 2020

B3 acionou o circuit breaker mais uma vez                                              Foto: Divulgação

Depois de fechar em alta de 13,91% na última sexta-feira (13), o Ibovespa, principal índice da B3, abriu a semana em queda e acionou o circuit braker quando o volume negociado desabava 12,53%, aos 72.321 pontos.

Esta foi a quinta, vez, desde a semana passada, que a paralisação da comercialização de ações afeta a bolsa de valores do Brasil, e no exterior a situação é a mesma, com quedas nas principais bolsas da Europa, Ásia e Estados Unidos.

No fim de semana, diversos bancos centrais pelo mundo afora tomaram decisões mais enérgicas para tentar minimizar os efeitos que o Covid-19 vem causando em todos os continentes.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED) baixou suas taxas de juros para algo entre 0% e 0,25%, além de disponibilizar cerca de US$ 700 bilhões para aumentar a liquide do mercado.

Apesar disso, especialistas no Brasil e exterior não acreditam que as medidas que estão sendo adotadas serão suficientes para conter a volatilidade dos mercados financeiros e outras ações devem ser adotadas em breve.

No Brasil, o Copom do Banco Central estará reunido nesta terça e quarta-feiras, devendo anunciar novo corte da taxa básica de juros, a Selic, na quarta, contrariando as expectativas de que o BC iria paralisar as reduções da Selic.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business