RETAIL'S BIG SHOW

Assis Cavalcante busca novas tendências do varejo nos EUA

Por Marcelo - Em 10/01/2020 às 5:43 PM

NRF Retail’s Big Show é o maior evento do setor do varejo do mundo                                              Foto: Divulgação

O empresário Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, está em Nova York, onde participa da NRF Retail’s Big Show 2020, que começa na próxima segunda-feira (13) e vai até o dia 15. “Estamos com uma expectativa muito grande sobre como ficarão as lojas on line e físicas, que empregos vão surgir ou desaparecer, novas abordagens para o varejo, novas ferramentas para a frente de lojas físicas, produtos e tecnologias que serão lançadas”, disse.

Ele permanece nos Estados Unidos até o fim da próxima semana. “Pois também participarei de muitas reuniões com representantes e diretores das empresas de cartões de crédito, após a feira, para organizar as campanhas que serão realizadas pela CDL de Fortaleza em 2021”.

Expectativas

O dólar e a inflação sob controle, maior confiança no Governo Federal, taxas de juros menores e expansão do nível de emprego, expectativa de crescimento do PIB de 2,3% este ano, aliados às reformas da Previdência e tributária, devem fazer deste ano um dos melhores para o varejo nos últimos tempos.

Assis Cavalcante está otimista com relação à economia este ano

A expansão do turismo no Ceará, junto com a ampliação da nossa malha aérea, tem trazido muitas pessoas de outros estados para cá, o que é muito bom para o comércio em geral. Além do turismo corporativo, com os eventos que estão sendo realizados aqui, que também trazem novos recursos para o Estado”, asseverou.

Ressaltou, ainda, que o Governo do Ceará está com as suas contas equilibradas, mantendo o pagamento de servidores e fornecedores em dia, o que é muito bom para o setor. “E a Prefeitura de Fortaleza está realizando inúmeras obras, por toda a Capital, sendo que elas geram emprego e renda, o que acaba aquecendo o comércio. Minha expectativa é que teremos um 2020 muito positivo”, comemorou o presidente da CDL.

Balanço

Assis afirmou que os segmentos de calçados, perfumes e eletrodomésticos tiveram resultados positivos em 2019. Entretanto as lojas de vestuário, no Centro, tiveram uma retração nas vendas no ano passado, devido muito ao comércio informal. Isso preocupa muito os comerciantes, que estão buscando a substituição tributária junto à Sefaz.

E disse que a Black Friday teve um resultado positivo. “Quem cresceu menos nessa data promocional teve uma expansão de 12%. Ficamos reticentes em relação a esta campanha no início, pois acreditávamos que poderia influenciar negativamente nas vendas de fim de ano, mas houve um equilíbrio”, destacou.

Isso porque os funcionários da iniciativa privada ainda não tinham recebido a primeira parcela do décimo-terceiro salário para usar, nem estavam com seus cartões habilitados. Apesar disso, Assis Cavalcante lembrou que havia muito dinheiro disponível do FGTS, sendo que parte usou para quitar dívidas e parte utilizou nas compras

“Uma pesquisa da CNDL revelou que 70% das pessoas realizaram compras na Black Friday para si mesmas. Posteriormente, acabaram comprando para familiares ou amigos, cerca de quatro presentes, com um tíquete médio de R$ 120,00”, finalizou Assis Cavalcante.

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