Relaxamento

Métodos simples para ficar mais zen em qualquer lugar

Por Gabriela - Em 10/12/2020 às 6:04 PM

90736324 A446 4f89 B11d 74b4ff98ea2e

Meditação

Uma pesquisa mundial realizada pela empresa Willis Towers Watson descobriu que 62% da população ativa no Brasil sofre de estresse. Se unirmos o fardo do trabalho aos baixos salários, discussões nas redes sociais e tensões na família ou relacionamentos, alguns dias parecem verdadeiros testes de paciência.

É daí que vêm os sintomas: problemas de concentração, memória, organização, para tomar decisões, além de muita tensão muscular. A única maneira de combater esse mal é cuidar da mente e, felizmente, existem vários métodos para fazer isso onde quer que você esteja.

“Precisamos estar voltadas para a nossa reernegização e para o autocontrole. Com isso, melhoramos a circulação sanguínea e tudo fica em torno de tentar abstrair dias cansativos e estressantes”, comenta a esteticista Maria de Fátima Lima Pereira.

Em casa

Vamos começar com a automassagem relaxante, uma técnica ótima para ser feita após um dia cheio. Ela funciona quase como um ritual para desestressar e favorecer a concentração e raciocínio lógico.

“É um momento para sentir o corpo e se concentrar. Neste tempo, liberamos endorfina, automaticamente melhoramos a respiração, o corpo desacelera. É como se alguém te freasse enquanto você estivesse em alta velocidade”, explica Maria de Fátima.

O mais indicado é fazer duas vezes por semana, após o banho. “A pessoa deve estar disposta a reservar este momento para cuidar mais de si mesmo, sem que haja interrupções externas”, diz. Portanto, desligue o celular em primeiro lugar. Depois, escolha uma trilha sonora relaxante e uma posição confortável — deitada ou sentada, tanto faz. Então, siga o passo a passo por áreas:

1. Rosto: Com os olhos fechados, faça movimentos circulares no couro cabeludo, na base do crânio, toques na cervical e deslizamento sobre a face, tocando e flexionando a orelha. “Estes dois movimentos devem ser feitos também na região anterior e lateral do pescoço”, explica.

2. Ombros e tronco: Pressione levemente a região dos ombros, descendo para os braços, tronco, massageando o abdômen fazendo movimentos no sentido horário.

3. Pernas e pés: Toque levemente a legião lombar, a região posterior das costas, o baixo-ventre, a região glútea, pernas, pés, coxas. “Com isso, devemos trabalhar a percepção corporal, aquecendo os músculos, esticando as pontas dos pés, a ponta das mãos, por exemplo”.  Para dar o toque relaxante final, abra os olhos lentamente e reserve de 10 a 15 minutos para descansar.

No trabalho

Os pensamentos negativos são reações diante de algum problema que encontramos no dia a dia. O que podemos fazer para melhorar é reagir com mais leveza. Por isso, é preciso manter a mente limpa. O coaching Martin Boroson ensina em seu livro “One-Moment Meditation” a buscar um momento meditação em qualquer lugar. Se você estiver no trabalho, o local mais indicado pode ser o banheiro. Antes, programe seu celular para tocar em 1 minuto. Depois, faça o seguinte:

1) Sente sobre o vaso sanitário com a coluna ereta, mas não fique rígida. É como se sua cabeça tivesse sido levantada por um fio invisível.

2) As mãos devem dar equilíbrio, apoie-as sobre suas coxas. Elas podem ficar com as palmas para cima, para baixo ou cruzadas. A escolha é sua.

3) Feche os olhos e pense somente na sua respiração. Outros pensamentos virão a sua mente. Assim que você percebê-los, volte a pensar somente na sua respiração.

Na hora do almoço

Nada de engolir a comida e voltar correndo para suas tarefas. Aproveite cada segundo do seu momento sagrado para se alimentar, mas também para passear pelo bairro. Este break vai ajudar a limpar um pouco a sua mente. Também vale sentar em uma praça, ler um livro, ouvir uma música. Tudo que possa tirar sua mente do trabalho.

Na volta para casa

Para despistar a irritação com o trânsito, use o seu celular para ler notícias, livros, ouvir músicas. Uma nova moda são os podcasts, conteúdos de áudio que lembram muito os programas de rádio de antigamente, com muito bate-papo e opinião. Se quiser experimentar, busque aplicativos para podcasts na sua loja virtual. Há uma imensa variedade para você baixar, ouvir e se entreter enquanto não chega em casa.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle