TURISMO E ECONOMIA

Secretário Executivo de Turismo detalha importância do Ironman Fortaleza

Por Gabriela - Em 05/12/2019 às 6:50 AM

Whatsapp Image 2019 12 04 At 19.24.05

Enid Câmara e Erick Vasconcelos – Foto: Reprodução

O Congresso Brasileiro das Empresas e Profissionais de Eventos encerrou ontem, quarta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, com a palestra “O impacto dos eventos esportivos em Fortaleza”, ministrada pelo Secretário Executivo de Turismo de Fortaleza e triatleta, Erick Vasconcelos. Na ocasião, o secretário detalhou e apresentou estatísticas relevantes sobre a importância desses eventos para a economia local, além de exaltar um dos principais eventos da cidade: o Ironman.

Congresso2

De acordo com Erick, que foi um dos responsáveis pela captação do Ironman para Fortaleza, ainda em 2013, atualmente a capital cearense é a sede do Ironman que está há mais tempo ininterruptamente, perdendo somente para Florianópolis. “É o maior evento regular captado da cidade para movimentar o turismo num período de baixa estação”, conta.

Ele ressalta, ainda, que o evento movimenta em torno de 6 mil turistas na cidade, por um período de      dez dias. “Vale lembrar que, aqui, a tendência é esticar esse período, pois como os atletas ficam muito devedores durante os treinamentos para essas provas de resistência, com relação à família, aproveitam para tirar umas miniférias, ficando mais alguns dias para aproveitar as belezas da cidade e do Estado”, destacou.

O Ironman é o maior circuito de triathlon do mundo, com mais de 150 provas distribuídas pelos cinco continentes, sendo cinco delas no Brasil. As provas consistem em 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Em Fortaleza, o evento costuma acontecer nos meses de novembro.

Iroaman

A capital cearense é a sede do Ironman que está há mais tempo ininterruptamente.

De acordo com o Ministério do Turismo, o mercado de eventos, congressos e convenções chegou a movimentar R$ 200 bilhões na economia. Apenas as viagens corporativas são responsáveis por R$ 87 bilhões anuais. No total, 65% das viagens no País são promovidas pelo Turismo de Negócios.

Mais notícias

Ver tudo de IN News