Coronavírus

OMS muda status de classificação do Novo Coronavírus de ‘moderado’ para ‘elevado’

Por Gabriela - Em 27/01/2020 às 7:29 PM

O vírus já matou 81 pessoas na China e infectou mais de 2 mil. (Foto: Divulgação).O vírus já matou 81 pessoas na China e infectou mais de 2 mil. (Foto: Divulgação).

A Organização Mundial de Saúde (OMS), alterou, nesta segunda-feira (27), o status de risco internacional do Novo Coronavírus de ‘moderado’ para ‘elevado’. Na avaliação inicial, segundo a própria OMS, houve um erro de formulação.

O vírus letal e de fácil contaminação e proliferaçãovitimou fatalmente 81 pessoas na China e infectou mais 2 mil. Das 81 mortes, 76 aconteceram na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da doença, de acordo com os dados divulgados pela agência de notícias Reuters. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que está a caminho de Pequim para “estreitar a colaboração” com a China.

A Sociedade Brasileira de Infectologia, filiada a Associação Médica Brasileira (AMB), emitiu uma nota técnica, no último dia 24 de janeiro, informando; o que é o vírus, origem, forma de contaminação, sintomas, identificação, tratamento, entre outras informações relevantes sobre o vírus que tem acometido pessoas não só na China, mas também em outros países como Estados Unidos, Tailândia, Austrália, Malásia, França, Japão, entre outros.

De acordo com as definições da nota técnica, os coronavírus (CoV) compõem uma grande família de vírus, conhecidos desde meados da década de 1960, que receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa (do inglês crown). Eles podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves, e a síndrome respiratória do Oriente Médio. Os vírus foram denominados SARS-CoV e MERS-CoV, respectivamente.

Com relação aos sintomas, eles podem variar, indo desde casos assintomáticos, casos de infecções de vias aéreas superiores semelhante ao resfriado, até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória aguda, além de febre e tosse. Crianças de pouca idade, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

Mais notícias

Ver tudo de IN News