CERIMÔNIA NOS EUA

Joe Biden é empossado e afirma que a união deve marcar a sua administração

Por Marcelo - Em 20/01/2021 às 3:45 PM

Em uma cerimônia que não contou com a presença maciça do público, devido à pandemia de Covid-19, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, foi empossado na tarde desta quarta-feira (20), juntamente com sua vice, Kamala Harris, no Capitólio, em Washington. Quem também não esteve presente foi o ex-presidente norte-americano, Donald Trump.

Joe Biden afirmou que a união será a melhor arma para reconduzir os Estados Unidos no cenário global      Foto: Agência Reuters

Em seu discurso, o 46º presidente da história norte-americana ressaltou que a união entre todos deve ser a principal arma para reconduzir os Estados Unidos a um momento de maior destaque no cenário global,  que as oportunidades sejam iguais para todos dentro do país, bem como que o diálogo e a democracia estejam sempre presentes.

“Serei o presidente de todos os americanos. Tanto para aqueles que votaram em mim quanto para os que não votaram. Hoje é o dia da democracia. A política não precisa ser fogo que queima e destrói tudo em seu caminho. Precisamos ser diferentes disso. Precisamos ser melhores que isso”, asseverou.

Apesar das limitações impostas pela pandemia, alguns ex-presidentes norte-americanos como Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama, estiveram entre as 1.000 pessoas presentes. Como a população não pôde comparecer à cerimônia, 200 mil bandeiras dos Estados Unidos foram colocadas no gramado existente no local.

Outro fato que chamou a atenção foi o forte esquema de segurança montado para evitar qualquer tipo de distúrbio ou tentativa de ação criminosa, com mais integrantes de forças de segurança do que soldados que, atualmente, se encontram participando de operações no Iraque ou no Afeganistão.

O democrata tem pela frente grandes desafios, como a pandemia de Covid-19, uma crise econômica provocada pelos conflitos comerciais gerados por seu antecessor Donald Trump, e agravados devido à pandemia, alta taxa de desemprego, divisão entre a população, dentre outros.

Mais notícias

Ver tudo de IN News