CONQUISTA REGIONAL

Governo da China autoriza o início da importação de melão cearense

Por Gabriela - Em 23/01/2020 às 6:49 PM

Em 2018, o país exportou cerca de 200 mil toneladas de melão. (Foto:Divulgação)

Em 2018, o Brasil exportou cerca de 200 mil toneladas de melão. (Foto:Divulgação)

O melão cearense, produzido nos municípios do Leste do Ceará,  e os do Oeste do Rio Grande do Norte, acabam de ter sua importação autorizada pelo governo chinês. A medida entrou em vigor nesta quinta-feira (23).

O acordo foi celebrado em novembro do ano passado, quando os governos do Brasil e da China se reuniram para viabilizar a abertura do mercado chinês para o melão brasileiro. Em contrapartida, está também aberto o mercado consumidor brasileiro para a pera produzida na China.

O decreto pela autorização se deu após uma comitiva de técnicos da Administração Geral de Aduanas da China ter visitado as fazendas cearenses e potiguares, com o objetivo de verificar as plantações nas áreas livres da mosca-da-fruta nos estados. O relatório produzido foi favorável.

A China é o maior mercado consumidor de melões no mundo, com consumo equivalente a 17 milhões de toneladas. Se o Brasil conquistar 1% do mercado chinês, o volume de exportações da fruta deverá dobrar. Em 2018, o país exportou cerca de 200 mil toneladas de melão para diversos países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Rússia e União Europeia.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News