DOIS MILHÕES DE DOSES

FioCruz afirma que as vacinas de Oxford e AstraZeneca devem estar prontas para distribuição na tarde deste sábado

Por Marcelo - Em 21/01/2021 às 9:06 PM

A Fundação Oswaldo Cruz afirmou que com a liberação das exportações comerciais pelo governo indiano, as duas milhões de doses de vacinas prontas, desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, serão embarcadas em Mumbai e têm chegada prevista ao Brasil para as 17h40, desta sexta-feira (21), no Aeroporto de Guarulhos.

Vacinas irão para a unidade da Bio-Manguinhos/Fiocruz                                  Foto: Divulgação

Após os trâmites alfandegários, as vacinas seguirão diretamente para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, para desembarque e trajeto até a Fiocruz. Em obediência às normas regulatórias, as vacinas passarão, em Bio-Manguinhos/Fiocruz, por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

Esse processo acontecerá ao longo da madrugada e na manhã de sábado, sendo realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição no período da tarde. Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containêres utilizados para transporte de cargas que necessitam de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2°C a 8°C. A Fiocruz será a responsável pela produção das vacinas, pois assinou um convênio de transferência de tecnologia com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca.

Mais notícias

Ver tudo de IN News