SUSTENTABILIDADE

Cimento Apodi transforma óleo das praias em combustível alternativo

Por Gabriela - Em 28/01/2020 às 2:53 PM

Cimento Apodi

Fábrica da Apodi em Quixeré transforma 18,4 toneladas de óleo em combustível alternativo. (Foto:Divulgação).

Encontradas em diversos pontos do litoral nordestino e em Estados do Sudeste, as manchas de óleo causaram um grande desastre ecológico com a morte de muitos animais marinhos. Entre tantas consequências negativas nos mares do Brasil, a boa notícia é que no Ceará, as 18,4 toneladas de óleo retiradas e coletadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), foram fornecidas para a fábrica da Apodi, em Quixeré, para ser transformado em combustível alternativo para a fabricação de cimento.

De acordo com o diretor Industrial da Cimento Apodi, João Butkus, a melhor forma de evitar que o resíduo de petróleo chegue até os lixões, é transformá-lo em energia para indústrias, como já está sendo feito em alguns estados. Ainda conforme o profissional, a Apodi possui uma instalação licenciada pelos órgãos ambientais para co-processamento de resíduos que são usados como combustíveis alternativos em todo o sistema, substituindo os combustíveis fosseis tradicionais.

“Fazemos uma mistura de vários materiais para termos um produto homogêneo, com qualidade e parâmetros controlados, que são alimentados por equipamentos de última geração”, explica Butkus.

Mais notícias

Ver tudo de IN News