SEGURANÇA

Ceará Marine Pilots foi escolhida para atracar navio europeu

Por Gabriela - Em 16/12/2019 às 8:30 AM

Bruno Fonseca E Henri Pierre Le Goaster

Bruno Fonseca E Henri Pierre Le Goaster.

Maior e mais tradicional empresa de praticagem local, a Ceará Marine Pilots foi a escolhida para comandar o procedimento de atracação do navio M/V Marfret Guyane, que chegou ao Porto do Mucuripe na última quinta-feira (12). A embarcação, comandada pelo capitão francês Henri-Pierre Le Goaster, chegou trazendo frutas e carnes vindas da Europa para a capital cearense. Ao todo, foram mais de 300 contêineres descarregados em solo cearense.

Porto

De acordo com Bruno Fonseca, um dos sócios da Ceará Marine Pilots, a praticagem é imprescindível para que os navios que chegam até Fortaleza possam atracar com segurança. “O processo se dá em função das peculiaridades locais, que dificultam a livre e segura movimentação da embarcação. Só um profissional habilitado é capaz de executar a manobra do navio” conta ele, que ressaltou que o procedimento feito com o M/V Marfret Guyane durou cerca de 1h30 e foi um sucesso.

Mayhara Chaves

Mayhara Chaves

Mayhara Chaves, presidente da Companhia Docas do Estado do Ceará (CDC), também detalhou o trabalho dos práticos como determinantes pela segurança de todos. “Além dos navios de cargas, a gente tem navios de passageiros com cerca de 3 a 4 mil pessoas, e a vida delas está nas mãos do prático”, explica.

Recentemente, iniciou-se a temporada de chegadas de cruzeiros na capital cearense. Até março de 2020, estão confirmadas 10 embarcações que ficarão atracadas no Porto do Mucuripe. Os primeiros navios a chegarem foram o MS Hamburg, com 420 passageiros e 120 tripulantes, e o MSC Poesia, com quase 2500 pessoas.

Mais notícias

Ver tudo de IN News