PESQUISA & INOVAÇÃO

BNB seleciona 17 projetos de combate ao coronavírus e sete deles são do Ceará

Por Marcelo - Em 11/06/2020 às 12:30 PM

O Banco do Nordeste selecionou 17 projetos de pesquisa e inovação que propõem soluções de combate ao novo coronavírus e para os quais serão destinados R$ 5 milhões. No total foram 195 inscritos, com sete selecionados do Ceará, quatro de Pernambuco, três da Bahia, dois do Rio Grande do Norte e um de Sergipe.

Os projetos selecionados participaram de edital do Fundeci, lançado pelo BNB com objetivo de apoiar a pesquisa e inovação em ambiente produtivo para o combate à pandemia e aos seus efeitos sobre o sistema de saúde, de bem-estar social e produtivo.

As propostas abrangem o desenvolvimento de soluções como higienização à base de probióticos e ácido cítrico; diagnóstico rápido da doença a custo competitivo; monitoramento em tempo real integrado para controle de aglomerações; automatização da prescrição de medicamentos baseado em blockchain, dentre outras.

Banner 300x300 Corona

.

Ações cearenses

Uma das sete empresas selecionados do Ceará, a Sítio Juá Soluções Agroambientais estuda soluções de inovação em saneamento básico rural. Já a Rio Elba soluções Digitais pesquisa a possibilidade de uma rede de diagnóstico de imagem contra a Covid-19.

Um saneante com nanoencapsulado de nanometal e ativos químicos com atividade antiviral para Sars-Cov-19 é a intenção da Tecnoquímica. Já a Softbuilder Informática quer desenvolver dispositivo vestível para combater a transmissão da Covid-19.

No caso da Concema, a ideia é ter solução modular de grande escala para ventilação pulmonar. O resultado está disponível no portal do Banco do Nordeste, no endereço: https://www.bnb.gov.br/web/guest/fundeci/editais.

Mais notícias

Ver tudo de IN News