JUDICIÁRIO

TJCE deve digitalizar todos os processos no Estado até o fim do mês de agosto

Por Marcelo - Em 14/05/2020 às 6:28 PM

Washington Araújo quer extinguir acervo físico                                            Foto: Divulgação                       

A digitalização dos processos físicos das unidades judiciárias do Ceará seguem em ritmo acelerado, mesmo durante o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus e já alcança um total de 68%. De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, Washington Araújo, o procedimento será concluído este ano.

Na perspectiva mais positiva, a conversão dos processos em documento digitais deve ser concluída até o próximo dia 31 de agosto. Isso porque, desde agosto do ano passado, todos os novos processos já foram realizados de maneira 100% digital, pois a meta é que não exista mais acervo físico.

Afinal, as varas de Fortaleza e das comarcas de Entrância Final, como Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Maracanaú e Sobral estão com os processos 100% digitais, além das unidades que compõem a 13ª e 14ª Zonas Judiciárias, com sedes em Canindé e Tauá, respectivamente.

Em algumas comarcas da Região Metropolitana e Interior, os serviços estão 85% concluídos. “Neste período de distanciamento social as atividades de digitalização continuam. No entanto, todas as medidas de segurança para prevenção do Covid-19 estão sendo obedecidas”, disse Leandro da Silva Taddeo, responsável pelo Núcleo de Digitalização do Fórum Clóvis Beviláqua, setor que está executando os trabalhos.

No último dia 30 de abril, a Presidência do TJCE expediu a Portaria n° 657/2020, permitindo que as unidades judiciárias, que ainda possuem acervo físico, se voluntariem para a continuação dos trabalhos de digitalização e higienização dos processos, excluindo possibilidade de trabalho presencial daqueles que compõem o grupo de risco.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder