MAIO AMARELO

Sarto assina compromisso com a ONU para reduzir número de óbitos no trânsito

Por Marcelo - Em 19/05/2021 às 1:16 PM

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, assinou nesta quarta-feira (19), uma carta de compromisso com a ONU para reduzir o número de mortes no trânsito até 2030. Na década anterior, entre 2011 e 2020, a capital cearense conseguiu alcançar a meta um ano antes do prazo, minimizando a incidência de ocorrências fatais em mais de 51%. Mais uma iniciativa dentro da campanha Maio Amarelo

A renovação do compromisso reforça um ir e vir mais seguro, além de reafirmar a importância de adequar os limites de velocidade para salvar vidas. “Políticas públicas relacionadas à segurança viária, quando baseadas em critérios científicos, têm importantes repercussões na saúde pública. Portanto, estamos dando continuidade às iniciativas que estimulam a redução de velocidade em vias estratégicas, incluindo a atenção ao pedestre e ao ciclista”, disse.

José Sarto e Juliana Coelho destacam ações do Maio Amarelo                           Foto: Divulgação

Sarto destacou, ainda, o patamar referencial ocupado por Fortaleza em virtude do estímulo à harmonia entre os diversos modais. “Desde a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, as ações de segurança viária desenvolvidas pelo município já conferiram à Capital reconhecimentos internacionais. Nosso intuito é avançar para promover o respeito à legislação e proteger a integridade das pessoas. Cada vida importa”, acrescentou.

Para fortalecer as ações desenvolvidas ao longo do Maio Amarelo, a superintendente da AMC, Juliana Coelho, apresentou um projeto de reordenamento do Centro que visa melhorar a segurança viária e a acessibilidade de pedestres por meio da revitalização de espaços públicos, implantação de áreas de trânsito calmo, ciclofaixas e moderação da velocidade.

Novas áreas de trânsito calmo, priorizando pedestres, serão implantadas na cidade

Considerado um importante polo gerador de tráfego pela oferta de comércios e serviços, o Centro registrou, nos últimos cinco anos, 5.493 mil acidentes, sendo 439 atropelamentos. Durante o período, 2.838 pessoas ficaram feridas e 47 morreram. De acordo com a pesquisa de origem e destino realizada pela Prefeitura em 2019, estima-se que, diariamente, sejam 216 mil viagens ao bairro, sendo 66% realizadas a pé, de ônibus, bicicleta e metrô.

Simultaneamente, estão previstas duas novas faixas exclusivas para transporte público nas avenidas Imperador e Senador Pompeu. Ambas terão extensão de 2,4 quilômetros e deverão otimizar as viagens, aumentando a velocidade operacional dos coletivos. Os pontos de ônibus situados nas ruas Castro e Silva, General Sampaio, Tristão Gonçalves e Pedro I receberão iluminação para aumentar a segurança pública.

Com a ideia de criar uma série de mecanismos físicos para priorizar o deslocamento a pé, será implantada uma nova Área de Trânsito Calmo no Centro, com a instalação de 14 travessias elevadas e moderação na velocidade. O novo limite nas vias internas situadas dentro do quadrilátero formado pelas Avenidas Imperador e Duque de Caxias, além das ruas João Moreira e Sena Madureira, passará a ser de 30 km/h, assim como a Avenida Tristão Gonçalves. Já no corredor da Avenida Imperador, os veículos não poderão exceder os 50 km/h.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder