CORONAVÍRUS

Roberto Cláudio fala sobre as ações da Prefeitura em sessão virtual da CMFor

Por Marcelo - Em 02/06/2020 às 8:49 PM

O prefeito Roberto Cláudio foi o primeiro representante da Prefeitura de Fortaleza a participar de sessão remota promovida pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da CMFor. Ele apresentou um panorama da pandemia sob perspectivas sociais, econômicas e de saúde.

Roberto Cláudio ressaltou as principais ações da Prefeitura                           Foto: Divulgação

Diante de pelo menos 37 parlamentares da Casa e ao lado de outros representantes do executivo como o vice-prefeito Moroni Torgan e o secretário de Governo, Samuel Dias, Roberto Cláudio ressaltou o momento atípico pelo qual a capital cearense – e o mundo inteiro – atravessam. O prefeito sublinhou que todas as decisões passam por avaliações técnicas e podem sofrer ajustes.

Destacou a tendência de estabilidade das curvas de novos casos confirmados da Covid-19, bem como de óbitos registrados e da média diária de pacientes demandando leitos de internação e terapia intensiva nas UPAs e nos hospitais municipais.

“As ações de isolamento social tiveram absoluta integração entre Governo e Prefeitura”, disse o gestor, destacando a determinação do isolamento social rígido há duas semanas. “Chegamos ao fim do lockdown com 23% de demanda pro transporte público em dia útil”, informou Roberto Cláudio.

Apesar disse índice, lembrou que as regionais I, III e IV foram as que menos aderiram à medida, considerada principal para o enfrentamento ao contágio. A Regional I registrou 48,7% de adesão, enquanto a III teve 42,9% e na IV ficou em 40,3%.

O prefeito também destacou a contratação de médicos, a busca ativa por pessoas com sintomas gripais sugestivos para Covid-19, a abertura de leitos exclusivos para tratar pacientes com a infecção, a construção do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas, dentre outras ações de saúde e sociais.

O presidente da CMFor, Antônio Henrique, ressaltou que a apresentação da gestão municipal trouxe clareza sobre o que está sendo feito pela Prefeitura de Fortaleza e lembrou que uma das prerrogativas dos vereadores é fiscalizar o que o Poder Executivo faz.

“Nosso dever é fiscalizar todas as ações, sem esquecer de ouvir o Executivo e entender suas medidas. Tudo o que foi apresentado aqui podemos verificar nas atividades que vêm sendo realizadas e vamos ter novas oportunidades com outros gestores do Município. Não podemos estar numa disputa, devemos estar unidos”, afirmou Antônio Henrique.

Sessão remota da CMFor contou com a participação 37 parlamentares, além de Roberto Cláudio, Moroni Torgan e Samuel Dias 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder