REFERÊNCIA NACIONAL

Prefeitura de Fortaleza renova adesão à iniciativa do Unicef para primeira infância

Por Marcelo - Em 06/08/2021 às 6:43 PM

A Prefeitura de Fortaleza renovou sua adesão à iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), voltada à qualificação dos serviços de saúde e de educação infantil, com o objetivo de contribuir para os resultados das políticas municipais para a Primeira Infância. O termo de adesão foi assinado pelo vice-prefeito, Élcio Batista, durante evento online com a participação de representantes das outras capitais, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Roche, parceira na iniciativa.

Élcio Batista assinou o termo de adesão à iniciativa do Unicef                          Foto: Divulgação

“Na gestão municipal, a UAPI multiplica os resultados das políticas focadas na primeira infância”, destacou o vice-prefeito. As secretárias da Saúde, Ana Estela Leite, e da Educação, Dalila Saldanha, também participaram da solenidade, que foi conduzida pela representante adjunta do Unicef Brasil e coordenadora de programas, Paola Babos.

Além da capital cearense, Belém, Salvador, Recife e Rio de Janeiro agora fazem parte da iniciativa. A partir da assinatura, as unidades de saúde e de educação infantil das capitais poderão se inscrever e participar do Ciclo Nacional de Capacitação da Estratégia UAPI, que estará disponível aos gestores e profissionais de saúde, educação e assistência social.

Fortaleza é referência na execução da estratégia UAPI, onde 70 unidades de saúde já aderiram à iniciativa, de um total de 166 aptas à adesão. Entre os avanços alcançados está o fortalecimento da Caderneta da Criança e do Adolescente. “Fortaleza reafirma seu compromisso com as UAPI, sendo uma referência para o País”, enfatizou Paola Babos.

O vice-prefeito reforçou a importância de os municípios institucionalizarem a estratégia. “A UAPI precisa virar política pública. Virar lei. Temos lições aprendidas. A primeira delas é a formação de recursos humanos. Também evoluímos no planejamento participativo e na gestão de pessoas, e percebemos como é importante fazer um monitoramento em tempo real da situação dessas crianças e jovens”, disse Élcio Batista.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder