CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa Datafolha registra alterações e demonstra tendência para segundo turno

Por Marcelo - Em 29/10/2020 às 9:49 AM

José Sarto apresentou o maior avanço entre os postulantes ao Paço           Foto: Divulgação

O resultado da segunda pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a intenção de votos da população para prefeito de Fortaleza deixou duas situações bem definidas: José Sarto (PDT) foi o que apresentou o maior avanço, subindo sete pontos percentuais, pois saiu de 15% para 22%, enquanto o líder da corrida eleitoral, Capitão Wagner (PROS) ficou com 31% (tinha 33% na pesquisa anterior, dia 17), mas ainda dentro da margem de erro. Este parece ser o cenário para o segundo turno.

Já a candidata do PT, Luizianne Lins, apresentou uma retração de cinco pontos percentuais em relação à primeira pesquisa do Datafolha, caindo de 24% para 19%, fazendo com que sua estratégia de campanha apresente algumas alterações nos próximos dias. Afinal, mesmo com o reforço do ex-presidente Lula, o resultado foi adverso, apesar de ainda estar tecnicamente empatada com Sarto. Os demais candidatos, juntos, tiveram cerca de 15%, enquanto brancos/nulos somaram 9% e não souberam opinar 3%.

Capitão Wagner registrou uma queda de dois pontos percentuais

Encomendada pelo jornal O Povo, a favor do representante do PDT na corrida ao Paço Municipal, outro dado relevante. Dentre os três primeiros colocados é o que possui o menor índice de rejeição, com 20%. O candidato do PROS tem 34%, enquanto a petista atingiu a marca de 42% entre as pessoas entrevistadas nos dias 26 e 27 deste mês. Ou seja, mais que o dobro da rejeição de Sarto.

O Datafolha também realizou uma pesquisa espontânea, sem apresentar os nomes dos candidatos na consulta. Capitão Wagner chegou a 22%, seguido por José Sarto e Luizianne Lins, empatados numericamente com 14% das intenções de voto. Mais uma vez, Sarto teve o maior crescimento, cinco pontos percentuais, pois na anterior teve 9%. Wagner teve uma alta de dois pontos (20% na primeira pesquisa) e Luizianne subiu um ponto (13% na anterior).

Luizianne Lins foi a candidata que teve a maior retração, de cinco pontos

Faltando 17 dias para o pleito, a estratégia de campanha do candidato que conta com o apoio do prefeito Roberto Cláudio e, indiretamente, do governador Camilo Santana, parece ser a que está surtindo os melhores efeitos. Recuperado de um quadro de Covid-19, os números favoráveis a Sarto seguem em alta, enquanto Wagner praticamente estacionou e Luizianne registrou uma queda significativa, superior à margem de erro na pesquisa estimulada. Novas pesquisas devem ser divulgadas nos próximos dias, que poderão confirmar, ou não, esta tendência observada na do Datafolha.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder