Moro se encontra com Camilo e diz que situação no Ceará está sob controle

Por Pompeu - Em 24/02/2020 às 6:26 PM

1396d5b5 E154 44fa 9c46 55219861ef07

Camilo Santana recebe Moro e ministros de Bolsonaro

O governador do Ceará, Camilo Santana, recebeu, nesta segunda-feira, no Palácio da Abolição, uma comitiva formada pelos ministros da Justiça, Sérgio Moro, da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e da Advocacia Geral da União, André Luiz Mendonça, que esteve em Fortaleza para acompanhar as ações de segurança pública após a instauração da Garantia da Lei e da Ordem pelo Governo Federal(GLO).

“Quero agradecer ao pronto atendimento, em nome dos 9 milhões de cearenses, do pedido feito pelo Estado do Ceará da Garantia da Lei e da Ordem. Uma parcela das forças de segurança estadual, descumprindo a Constituição Federal, procura agir contra a lei e a coisa mais importante pra nós é a garantia da segurança da população cearense. Esse fato está ocorrendo mesmo após exaustivas negociações, acordos aceitos pelos representantes da categoria”, ponderou o chefe do Executivo Estadual.

 Cgm9695

Camilo Santana

“Estou iniciando meu sexto ano como governador desse Estado. Durante esse período, acho difícil ter algum Estado que tenha investido tanto em segurança pública, em equipamentos e valorização dos profissionais. Até 2019, aumentei em 86% a despesa com pessoal apenas com a segurança pública cearense. Propus uma reestruturação na carreira, em que até março de 2022 haveria uma melhoria salarial que varia de quase 50% até 100%”, disse Camilo Santana.

O governador enfatizou ainda que recebeu as entidades, abriu “uma comissão para a negociação com deputados de todos os partidos, inclusive com a presença do Ministério Público Estadual e depois de quase dez dias foi feito o acordo, que foi comemorado pelas entidades”. Os investimentos em folha de pagamento em segurança saltaram de R$ 338 milhões para R$ 495 milhões.

“O Estado sempre permitiu o diálogo com as forças de segurança, o que não podemos permitir é que grupos da segurança estejam fazendo o que a sociedade brasileira está acompanhando: com carapuças, balaclavas, usando as armas que a Constituição deu a concessão de proteger a sociedade e ameaçando. Ninguém está acima da lei”, informou.

Whatsapp Image 2020 02 24 At 13.26.47

Camilo Santana e Sergio Moro no  Abolição

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse,  em coletiva de imprensa após o encontro com o governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição, que as forças do governo Federal estão no Ceará para “serenar os ânimos” e que espera que a paralisação de parte dos policiais militares do estado seja resolvida brevemente.

“O governo federal veio para serenar os ânimos, não para acirrar. Os policiais do país inteiro, não só do Ceará, são profissionais dedicados, que arriscam suas vidas, são profissionais que devem ser valorizados. É o momento de servir e proteger, acalmar os ânimos. Serenar é importante, temos que colocar a cabeça no lugar e pensar o que é preciso para que os policiais possam voltar a realizar o trabalho ”, disse Moro.

De acordo com Moro, a situação está sob controle. “Não é uma situação de absoluta desordem nas ruas. As pessoas estão circulando nas ruas. Não existem, por exemplo, saques, nem nada disso a estabelecimentos comerciais. Então, a situação está sob controle. Claro que dentro de um contexto relativamente difícil em que parte da polícia estadual está paralisada”, disse.

GLO
Desde o último dia 20 uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) levou ao Ceará tropas das Forças Armadas. Um efetivo de 2.500 agentes do Exército e 300 agentes da Força Nacional vão atuar por 30 dias no estado para reforçar a segurança.

O ministro da Justiça e Segurança Pública enfatizou ainda que a operação, decretada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a pedido do governador, Camilo Santana, está no estado para “garantir proteção da população em substituição aos policiais que paralisaram suas atividades”.

Acompanhado do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e do advogado-geral da União, André Mendonça, o ministro fez um sobrevoo de helicóptero pela região metropolitana de Fortaleza. As autoridades também se reuniram no Palácio da Abolição com o governador, e mais cedo visitaram a 10° Região Militar onde receberam informações detalhadas das atividades que estão sendo realizadas pelas Forças Armadas e pelos órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal.

E7394e45 8009 4a13 Ae99 Ea03196c5a88

E7394e45 8009 4a13 Ae99 Ea03196c5a88

Balanço
Apesar do reforço na segurança, pelo menos nove cidades cearenses cancelaram suas programações de Carnaval. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, somente ontem (23) foram registrados 25 novos assassinatos no estado. Desde a zero hora de quarta-feira (19), quando começou o motim de policiais, houve 147 mortes violentas. Os registros englobam homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News