VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

José Sarto sanciona nova lei que garante o Aluguel Social Maria da Penha

Por Marcelo - Em 02/09/2021 às 7:15 PM

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, sancionou nesta quinta-feira (2) a lei nº 11.156, que institui o Aluguel Social Maria da Penha. Compromisso de campanha, o benefício concede R$ 420,00 mensais a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estejam em situação de risco e impedidas de retornar ao lar.

O objetivo da lei é garantir segurança à mulher vítima de violência e aos seus dependentes, proporcionando autonomia e proteção, e promovendo suporte social para a efetividade de medidas protetivas. Terão prioridade as mulheres em situação de vulnerabilidade que possuam filhos com menos de 18 anos e/ou sejam pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas.

Sarto assinou o documento que será publicado no Diário Oficial                       Foto: Divulgação

De acordo com o projeto, o benefício será concedido por um período de 12 meses, podendo ser renovado, por até dois períodos iguais, após reavaliação dos critérios pela coordenação executiva e equipe técnica da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (CEPPM).

“O Aluguel Social Maria da Penha veio para apoiar a proteção à mulher sob o regime jurídico. Isso simboliza o tamanho do nosso compromisso em proteger essas pessoas mais vulneráveis. Com a lei, esperamos contribuir com uma política efetiva de proteção, reverter índices e encorajar que mais mulheres denunciem”, declarou Sarto.

Conforme o titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Cláudio Pinho, inicialmente, serão disponibilizadas 30 vagas para mulheres dentro do perfil requisitado. Para receber o benefício, a mulher deve estar sob os efeitos legais de quaisquer um dos dois tipos de medidas protetivas; comprovar a situação de vulnerabilidade e de violência, inclusive com a necessidade de abandono do lar, não possua outro imóvel de sua propriedade, não possua parentes até segundo grau em linha reta no município de Fortaleza.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder