GESTÃO DE DADOS

Íris promove o Data Gov Day para debater uma cultura analítica no setor público

Por Marcelo - Em 13 de setembro de 2021

O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, em parceria com a AWS Institute e a Social Good Brasil, realizam no próximo dia (22), a partir das 9h30, o Data Gov Day 2021. Durante todo o dia haverá debates sobre uma nova cultura analítica para o setor público, nos contextos tecnológico e humano.

De acordo com o professor José Antônio Fernandes de Macêdo, cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, o primeiro passo para implementar boas políticas públicas é usar dados que permitam diagnosticar, claramente, os problemas a serem solucionados pelos servidores e órgãos da administração estadual.

José Macêdo destaca que diagnosticar os problemas é essencial                      Foto: Divulgação

Estas e outras questões serão discutidas durante o evento virtual. “O Evento Data Gov Day 2021 irá apresentar exemplos do uso de dados para desenhar e implementar políticas públicas exitosas e trará um painel e palestras sobre como pavimentar este caminho”, salientou José Macêdo. As inscrições para o evento virtual são gratuitas e podem ser feitas no link: <bit.ly/datagovday2021>.

Como parte do Data Gov Day 2021, acontece o lançamento do livro digital “A era dos dados para o setor público: uma nova cultura organizacional analítica”. A publicação tem o objetivo de situar a gestão pública, de forma introdutória, sobre competências da alfabetização em dados, motivando-a a liderar mudanças no campo analítico.

A coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, disse que é urgente desenvolver em todos os gestores públicos as competências essenciais da alfabetização em dados. “Ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados. Só assim entregaremos políticas públicas mais efetivas perante os problemas cada vez mais complexos da sociedade”.

Para Carol Andrade, cofundadora e Senior Advisor do Social Good Brasil, o livro apresenta a fluência de dados como um conhecimento que deve ser universal, sensibiliza sobre o uso de dados no cotidiano da gestão pública e o impacto disso na tomada de decisões. “Nos dias atuais usar dados de forma estratégica e correta, atentos à privacidade e segurança de dados das pessoas, é a nova ética”, salientou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection