Decreto

Governo do Ceará declara emergência; suspende aulas da rede pública, visitas em presídios e pretende paralisar pousos de voos internacionais

Por Marcelo - Em 16/03/2020 às 6:30 PM

Camilo Santana fez o anúncio no Palácio da Abolição                                                                        Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana decidiu, nesta segunda-feira (16), após reunião com uma série de autoridades estaduais e municipais, suspender pelo período de 15 dias, a partir desta quarta-feira (18), as aulas nas escolas públicas cearenses, com igual recomendação às da rede privada. E esse período poderá ser alterado, de acordo com a avaliação dos especialistas e da Secretaria de Saúde (Sesa).

O objetivo principal é conter uma elevada propagação do Covid-19 em território cearense, e por esse motivo também foi decretado estado de emergência em saúde no Ceará. Com isso, o titular da Sesa, Dr. Cabeto, terá poderes extraordinários para adotar as medidas que achar necessárias neste momento de pandemia.

Inclusive, anunciou que o Estado adquiriu, temporariamente, um hospital que estava fechado e o está equipando para ampliar a quantidade de leitos disponíveis, a fim de atender à demanda que venha a surgir no Ceará. O anúncio foi acompanhado pelo titular da Sesa, Dr. Cabeto; do prefeito Roberto Cláudio, e do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto.

Decidiu suspender quaisquer eventos públicos a partir de 100 pessoas; visitas nas unidades prisionais em todo o Estado; as férias de todos os servidores de saúde em todo o Ceará para atender à população da melhor maneira possível, garantindo a capacidade de resposta do sistema público de saúde.

“O decreto também prevê a obrigatoriedade de higienização dos meios de transporte público, tanto municipais, estaduais, intermunicipais e interestaduais. A Sesa continuará publicando o boletim epidemiológico no Ceará, às 17 horas, trazendo as últimas novidades sobre a pandemia do Covid-19”, destacou Camilo Santana.

Fortaleza Airport poderá não receber voos internacionais

Além disso, o governador e o prefeito Roberto Cláudio solicitaram a suspensão de todos os voos internacionais que chegam a Fortaleza, por meio de ofício à Anac e à Anvisa, pois as contaminações geralmente estão vindo de outros países. Inclusive, diversas companhias aéreas estão suspendendo suas operações internacionais neste momento de pandemia do Covid-19.

“Outra ação importante é a criação do Tele Saúde, com todas as orientações que as pessoas precisam adotar, se ficar em isolamento em casa, a fim de evitar contaminação, inclusive em unidades de saúde. E, diariamente, o Comitê formado entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, além de outros entes, estará unido para adotar as medidas necessárias visando preservar vidas”, afirmou Camilo.

Ele ainda ressaltou que todos também estão preocupados com os efeitos para a economia cearense, tanto que integrantes da indústria e do comércio integram o comitê. “Há uma preocupação do setor produtivo para que possamos garantir a produção e o fornecimento aos cearenses. E a preocupação do impacto econômico que deve ser trazido”, completou Camilo Santana.

O número de casos de coronavírus confirmados no Ceará subiu para 9. Pico da pandemia deve ser em abril ou maio, projeta o secretário de Saúde, Dr. Cabeto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder