AÇÃO DA PREFEITURA

Fortaleza deve receber reforço de 255 médicos e 140 leitos adicionais até abril

Por Marcelo - Em 17/03/2020 às 9:28 PM

Após reunião do Comitê da Prefeitura de Fortaleza, instituído para combater a expansão do Covid-19, o prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta terça-feira (17), a implantação de diversas medidas em toda a Capital, bem como a chegada de 255 novos médicos e 140 leitos adicionais em cinco UPAs da capital cearense.

Além do secretariado, a reunião contou com a participação do presidente da CMFor, Antônio Henrique. Inicialmente, garantiu que haverá um reforço de 100 novos médicos para os postos de saúde da Prefeitura de Fortaleza, do Programa Médico Família Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, que iniciam seu trabalho até o fim deste mês.

Ainda nesta terça-feira, o Ministério da Saúde atendeu a uma solicitação antiga da Prefeitura, que é a reposição do Programa Mais Médicos, trazendo 155 médicos para Fortaleza, que devem chegar à capital cearense no mês que vem.

Roberto Cláudio tem coordenado as ações                                        Foto: Divulgação

“Será um reforço bastante significativo, com 100 novos médicos garantidos pelo município e o Estado até o final do mês, e eventualmente, mais 155 até o final de abril. E ampliaremos o número de leitos em cinco UPAs – Jangurussu e Itaperi (40 leitos adicionais, em cada) e no Bom Jardim, Vila Velha e Edson Queiroz (20 leitos cada) – entre o final de março e o dia 15 de abril”, disse Roberto Cláudio.

Outras ações

Outra delas diz respeito à higienização diária de toda a frota de coletivos da Capital, implantação de pias adicionais para lavagem das mão e recipientes com álcool em gel, nos terminais de ônibus.

Será suspensa a execução dos projetos Ciclofaixa de Lazer e o Atleta Cidadão, a partir do próximo domingo (22). E está sendo estudada uma logística para garantir a alimentação dos alunos da rede pública, que sempre recebem nas escolas.

Em parceria com o Governo do Ceará, estão sendo realizados testes em pessoas que retornaram de viagens ao exterior, São Paulo ou Rio de Janeiro nos últimos 14 dias e estejam com algum sintoma de vírus.

Também foi definida que a vacinação contra a gripe para pacientes com mais de 80 anos será realizada de forma domiciliar, evitando que elas se desloquem para postos de saúde e corram maiores riscos de contaminação.

Crianças, jovens ou adultos com sintomas leves, devem permanecer em casa, em repouso, enquanto persistirem os sintomas. Já quem tiver os mais graves, em especial febre alta persistente e falta de ar, deve procurar uma UPA ou posto de saúde imediatamente.

Já as pessoas com mais de 60 anos, portadoras de outras doenças, mesmo que os sintomas sejam leves, devem procurar uma UPA ou posto de saúde, para realizar exames.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder