TURISMO MUNDIAL

Com alta de 4% em 2019, OMT revela chegada de 1,5 Bi turistas a nível global

Por Gabriela - Em 21/01/2020 às 12:15 PM

Turismo Mundial Registra 1,5 Bi De Chegadas De Turistas Em 2019

OMT revela 1,5 Bi de chegadas de turistas a nível global, em 2019. (Foto: Divulgação)

O Relatório divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) revelou que a chegada de turistas internacionais a nível global atingiu a marca de 1,5 bilhões em 2019, 4% mais do que o ano anterior, o que representa um acréscimo de 54 milhões. São dez anos consecutivos de crescimento.

Todas as regiões do mundo obtiveram uma ampliação e consolidou o turismo como um setor econômico líder e resiliente, mesmo com a incerteza em relação a saída do Reino Unido da União Europeia (‘BREXIT’), a falência da Thomas Cook, as tensões geopolíticas e sociais e a desaceleração da economia global. Embora o aumento tenha sido moderado em comparação aos anos de 2017 (7%) e 2018 (6%), o somatório leva otimismo ao mercado.

3rd Unwto/unesco World Conference On Tourism And Culture In Ista

Zurab Pololikashvile. (Foto: Divulgação).

De acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, nesses tempos de incerteza e volatilidade, o turismo continua sendo um setor econômico confiável. “Nosso setor continua superando a economia mundial e exigindo que não apenas cresçamos, mas também melhoremos”, ressalta.

De acordo com a publicaçãoDestaques do Turismo Internacional da OMT’ de 2019, as receitas de exportação geradas pelo turismo chegaram a US$ 1,7 trilhão, um aumento de 4% comparado com o ano anterior. Esse valor representa US$ 5 bilhões de receitas todos os dias.

A Europa ainda é o continente que mais recebe turistas no mundo, com 743 milhões de viajantes no ano passado, e a França figura como a principal escolha, com 89 milhões de visitas. Já em relação a receitas, os Estados Unidos permanecem no topo da liderança.

Com eventos esportivos, como as Olimpíadas de Tóquio, e eventos culturais, como a Expo 2020 Dubai, a expectativa da OMT é de que haja um crescimento de 3% a 4% em 2020. Algumas situações que podem ocorrer em países específicos podem levar a uma redistribuição de viagens para outros destinos. Em um cenário mais favorável, a transição do Brexit, a primeira fase do acordo comercial EUA-China e a melhoria gradual do ambiente social, podem dar sinais mais claros à economia à medida que as tensões diminuem.

Mais notícias

Ver tudo de IN News