DESEMPENHO RECORDE

Ceará lidera a geração de empregos com carteira assinada, em novembro, no NE

Por Marcelo - Em 23/12/2020 às 8:05 PM

O Ceará registrou a maior expansão no número de empregos com carteira assinada gerados em novembro, no Nordeste, com saldo de 16.428 postos de trabalho, segundo dados do Caged, divulgados nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Economia. No acumulado do ano, apesar da pandemia, de janeiro a novembro foram gerados 16.274 empregos celetistas no Estado, contra 13.564 no ano passado.

Comércio registrou o melhor desempenho em novembro                                Foto: Divulgação

“Estamos encerrando o ano de 2020 com indicadores e resultados importantes na economia, com o PIB do terceiro trimestre crescendo mais que o dobro do Brasil. Depois, o aumento do número de empregos, com 16 mil postos de trabalho gerados só agora no mês de novembro. Esses dados mostram uma recuperação importante da economia do Ceará”, disse o governador Camilo Santana.

Ele ressaltou que a reabertura da atividade econômica cearense tem sido feita de forma gradual e responsável, em parceria com os setores produtivos. “E sempre colocando a preservação da vida em primeiro lugar. Vamos continuar investindo em 2021 para gerar cada vez mais oportunidades para os cearenses”, salientou.

O resultado de novembro de 2020 decorreu de 39.670 admissões e de 23.242 desligamentos, mantendo a trajetória de resultados positivos iniciada em julho. “É um grande presente de Natal para a Secretaria e todos que trabalham na política de geração de empregos no Ceará. Em um ano de pandemia, nós alcançarmos esse excelente resultado, é realmente muito importante”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

Em novembro, todos os setores da economia cearense registraram resultados positivos, mas os números foram puxados principalmente pelo comércio, que gerou 5.987 postos celetistas, serviços (5.724) e indústria de transformação (3.576).

“Apesar de o saldo positivo ser um comportamento típico para o período, os dados demonstram com mais clareza a trajetória de recuperação gradual do emprego formal, frente aos desafios da pandemia, sinalizando que as políticas implantadas pelo Governo do Ceará estão no caminho certo”, lembrou o presidente do IDT, Gilvan Mendes.

No Brasil

Em todo o País foram criadas, no mês passado, 414.556 postos de trabalho celetistas, um excelente desempenho frente aos 99,2 mil empregos gerados em igual período de 2019. A região Sudeste criou 215.059 vagas, seguida pela Sul (92.610), Noreste (71.879), Centro-Oeste (19.421) e Norte com 16.187 postos de trabalho criados em novembro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder