18 de março de 2020

COVID-19

Camilo Santana anuncia a aquisição de 600 novas UTIs para atender à população

Camilo Santana quer garantir um combate efetivo ao Covid-19                                                                            Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana anunciou em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição, nesta quarta-feira (18), ter autorizado à Secretaria de Saúde (Sesa) a aquisição e aluguel de 600 novas UTIs para ampliar os espaços de atendimento nas unidades públicas de saúde, pois hoje existem 740 e, com essa medida, será quase dobrado o total, para combater a expansão do Covid-19.

“Também realizamos a requisição de 100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool gel para atender a população nos equipamentos públicos de saúde em todo o território cearense. E 10 mil kits de teste rápido para o diagnóstico do coronavírus”, afirmou.

Hospital Leonardo da Vinci será utilizado pelo Governo do Ceará

Ele lembrou, ainda, que a partir de hoje, serão 150 linhas telefônicas disponíveis, com profissionais de saúde, para atender à população e tirar suas principais dúvidas, no 0800-275-1475, 24 horas, para evitar a ida de muitas pessoas às Upas, postos de saúde e hospitais.

“As pessoas devem procurar, imediatamente, as unidades de saúde pública ou privadas do Ceará, caso tenham problemas respiratórios. Também adquirimos, por 12 meses, o hospital da Clínica Bogus Boyadjian (Leonardo da Vinci), com 200 leitos e 30 de UTIs, que podem ser adaptados dependendo da demanda do ápice do coronavírus no Ceará”, destacou.

O chefe do Poder Executivo estadual também alertou aos prefeitos cearenses para prepararem suas equipes da área de saúde, acionem os planos de contingenciamento em seus municípios, para conter a expansão do coronavírus, que é um problema mundial e precisa ser enfrentado conjuntamente, de forma coordenada, inclusive junto com a população.

“No mundo inteiro, a medida mais acertada é o isolamento social para diminuir o fluxo do vírus entre a população. Por isso, nesta quinta-feira é feriado, Dia de São José e colocamos ponto facultativo na sexta-feira e minha recomendação é que todos permaneçam em casa nos próximos quatro dias. Saiam só em extrema necessidade”, asseverou Camilo Santana.

Assista ao vídeo: https://www.facebook.com/camilosantana/videos/1128554364154689/

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection