AÇÕES DA SAÚDE

Camilo recebe ministro Pazuello e inaugura unidade de análise da Fiocruz

Por Marcelo - Em 24/08/2020 às 6:54 PM

O governador Camilo Santana esteve reunido, na tarde desta segunda-feira (24) com o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e técnicos do ministério e da Secretaria da Saúde, para falar sobre a rede pública e apresentar as ações do Estado no enfrentamento ao coronavírus.

Camilo conversa com o general Pazuello no Palácio da Abolição                 Foto: Divulgação

“Pela manhã demos início às atividades da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, da Fiocruz, no Polo de Saúde do Eusébio. A central tem capacidade para processar 10 mil testes moleculares por dia e será um importante reforço no combate à doença. O Ceará está entre os estados que mais testam no País, com mais de 593 mil exames realizados até o momento”, disse.

Durante a solenidade realizada no Campus da Fiocruz Ceará, o chefe do Poder Executivo estadual lembrou que a pandemia colocou o Ceará, o Brasil e o Mundo em momento desafiador, mostrou as feridas do Brasil, e a principal delas é a desigualdade.

“Por isso é preciso repensar essa desigualdade social tão grande. Mas mostrou também a importância do SUS. Aqui no Ceará mais de 80% da população usa o SUS, e destaco o valor de fortalecer cada vez mais o SUS, de fazê-lo integrado, cooperado”, afirmou Camilo Santana.

Camilo e Pazuello realizam visita guiada às novas instalações da Fiocruz Ceará

Com potencial para processar diariamente até 10 mil testes moleculares, a nova unidade é equipada com plataformas automatizadas doadas pela iniciativa Todos Pela Saúde – liderada pelo Itaú Unibanco -, e utiliza a metodologia de PCR em tempo real. Outra Unidade de Apoio, localizada na sede da Fiocruz, no Rio, iniciou operações no último dia 10, podendo liberar até 15 mil resultados de testes diariamente.

“A pandemia vai nos deixar legados, de perdas, mas de estruturas ao País. Somos um outro Brasil, com uma outra relação entre União, estados e municípios. E, talvez, a sensação do risco de morte nos faça olhar com mais carinho e humanidade ao próximo”, destacou o general Pazuello.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder