INVESTIMENTO DE R$ 67 MILHÕES

Camilo lança Ceará Conectado ofertando internet gratuita a todos os municípios

Por Marcelo - Em 15 de setembro de 2021

O governador Camilo Santana lançou nesta quarta-feira (15), o programa Ceará Conectado, que fornecer internet gratuita e acessível para toda a população cearense, fruto de um investimento de R$ 67 milhões. A solenidade teve a presença da vice-governadora Izolda Cela; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho; e do presidente da Etice, Lassance de Castro.

Camilo destacou a importância do programa para o Estado                               Foto; Divulgação

“Eu considero esse momento histórico. Garantir direito a todos no mundo digital em que nós vivemos. Não há retrocesso, agora é só avançar cada vez mais na conectividade. Temos uma meta que é até 2022. Vai servir para todas as idades áreas da economia cearense e para os serviços públicos dos municípios”, afirmou Camilo Santana, garantindo que o wi-fi gratuito será liberado, inicialmente, para 77 municípios já no mês que vem.

O programa conectará com fibra óptica todos os 184 municípios do Ceará, ofertando serviço gratuito de internet, via wi-fi em praça pública. As redes também devem conectar equipamentos e serviços públicos, promovendo a inclusão social e digital da população de baixa renda, oferecendo acesso à informação, conhecimento e oportunidades.

Ceará Conectado levará internet banda larga gratuita a todos os municípios cearenses

Para isso, o Governo do Ceará, por meio da Etice, vai expandir em 60% a infraestrutura do Cinturão Digital, que passará dos atuais 4.387 quilômetros de fibra óptica, sendo 988 na Capital e 3.399 no Interior, para mais de sete mil quilômetros. A cobertura dos 184 municípios deve ser concluída até o fim de 2022.

Para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, o Ceará Conectado concretiza a ideia de transformar o Estado em Hub tecnológico aliado aos Hubs aéreo e portuário já implantados aqui. “Eu quero parabenizar toda a equipe da Seplag e Etice por uma importante ação que irá favorecer e contemplar a todos os nossos irmãos e irmãs cearenses”, ressaltou.

O titular da Seplag destacou que o Ceará tem a maior rede pública de banda larga do País. “Não tem nenhum outro estado brasileiro que consegue ter a dimensão de uma rede de fibra óptica, portanto de banda larga, com características especiais de velocidade, que o Ceará. O governo faz um marco fundamental para o processo de desenvolvimento econômico e social das pessoas”, afirmou Mauro Filho.

Lassance de Castro, Mauro Filho, Izolda Cela, Camilo Santana e Evandto Leitão no lançamento do programa Ceará Conectado

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection