MACRORREGIÃO DE FORTALEZA

Camilo e Roberto Cláudio anunciam retorno da educação infantil privada e novas flexibilizações na Capital

Por Marcelo - Em 28/08/2020 às 5:47 PM

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram nesta-feira (28) que o próximo decreto governamental que entra em vigor na próxima segunda-feira, autoriza o retorno da Educação Infantil das escolas privadas (creche e pré-escola) a partir do dia 1º de setembro, com opção dos pais, continuar com o ensino remoto ou voltar ao presencial, mas com 30% do percentual de crianças.

Camilo e Roberto Cláudio flexibilizaram mais algumas atividades                          Foto: Divulgação

E isso só acontecerá na Macrorregião de Saúde de Fortaleza, que integra a Região Metropolitana. Com relação às escolas públicas e demais série do ensino particular, o retorno e os percentuais autorizados serão definidos nas próximas semanas. Transporte escolar e aulas em auto-escolas, também retornarão com percentual reduzido.

“Também estão autorizadas as atividades esportivas em locais abertos, como por exemplo as areninhas, quadras de praças, também para os municípios que já cumpriram a quarta fase do Plano de Retomada Econômica”, explicou Camilo.
O decreto autoriza, ainda o retorno do funcionamento de teatros, museus, bibliotecas e cinemas (com 35% da capacidade) em Fortaleza e municípios da sua Macrorregião.

Assim como pequenos eventos (até 100 pessoas) a partir de 14 de setembro, nas regiões que já tiverem cumprido a Fase 4. O decreto ressalta que as macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe entram na primeira semana da Fase 4, enquanto a Macrorregião do Cariri entra na primeira semana da Fase 3.

Já o prefeito de Fortaleza salientou que a abertura de algumas atividades e flexibilização de outras, só está sendo possível, por causa das medidas sanitárias e restritivas que foram adotadas ainda no início da pandemia.

“A gente está, em Fortaleza, na 15ª semana consecutiva de queda de casos, óbitos e menor demanda por leitos de internação. Isso é o que nos está dando o conforto de, a cada semana, podermos flexibilizar porque entendemos – Governo e Prefeitura – que há necessidades econômicas e sociais, que quando a condição sanitária nos dá a segurança para assim fazê-lo, nos orientará a ir retomando o cotidiano, sempre com responsabilidade e precaução”, disse Roberto Cláudio.

“Continuamos buscando agir de forma segura e responsável, ouvindo sempre os especialistas. Nossa prioridade será sempre salvar vidas. Reforço a importância de todos continuarmos tomando as medidas preventivas, evitando aglomerações e sempre que sair de casa, usando máscara”, concluiu Camilo Santana.

Assista ao vídeo:

https://web.facebook.com/camilosantana/videos/580548032623106

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder