REFORÇO À REDE PÚBLICA

Camilo anuncia a aquisição do Hospital Leonardo da Vinci pelo Governo do Ceará

Por Marcelo - Em 26/11/2020 às 1:21 PM

O governador Camilo Santana realizou uma Live no início da tarde desta quinta-feira (26), acompanhado do prefeito Roberto Cláudio e o Secretário de Saúde, Dr. Cabeto, para anunciar que o Governo do Ceará vai adquirir o Hospital Leonardo da Vinci, para reforçar a capacidade de atendimento em saúde do Estado.

Roberto Cláudio, Camilo Santana e Dr. Cabeto falaram da aquisição do equipamento hospitalar                           Foto: Divulgação

“Hoje é um dia muito importante para nós, pois vamos assinar o decreto de aquisição deste equipamento, que será tornado público, para atender às demandas da população. São 230 leitos no total, sendo 30 de UTI e o restante de enfermaria, a fim de zerar nos próximos seis meses as filas de cirurgias eletivas no Ceará. Em breve, será dada a ordem de serviço do novo Hospital Universitário da Uece, para reforçar o atendimento público em saúde no Ceará”, disse Camilo.

Durante a solenidade, ele ressaltou que mais de 2.800 pessoas infectadas pela Covid-19 – de Fortaleza e do interior – foram atendidas naquela unidade hospitalar arrendada pelo Governo do Ceará. E que, no pico da pandemia, chegou a ter 150 UTIs ocupadas, exclusivamente, com pacientes mais graves.

Hospital Leonardo da Vinci possui 230 leitos, sendo 30 de UTI

O prefeito Roberto Cláudio comemorou a aquisição do hospital, principalmente porque quando o poder público quer construir, é necessário um tempo muito grande, em virtude da legislação. “E essa decisão de adquirir um hospital pronto, completamente equipado com o que há de mais moderno para o atendimento em saúde, que vai atender às demandas da nossa população, é excepcional”, afirmou.

Nos últimos 45 dias foram realizadas 680 cirurgias eletivas – gerais, oncológicas, dentre outras – e o secretário da Saúde destacou que a aquisição ratifica o que o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza têm feito. “O Hospital Leonardo da Vinci tem a capacidade de realizar cinco mil cirurgias eletivas até o final do primeiro trimestre do ano que vem. Além disso, no decorrer da pandemia ampliamos a oferta de leitos de UTI em todo o Estado, que estão sendo mantidos para atender às pessoas”, lembrou Dr. Cabeto.

O chefe do Poder Executivo estadual fez questão de salientar que está havendo uma proliferação de fake news na capital cearense, principalmente às vésperas da eleição do próximo domingo, no que diz respeito à possibilidade de haver um novo lockdown em Fortaleza a partir de segunda-feira (30).

“Quero destacar que não existe nenhuma decisão com relação a isso. Tudo tem sido feito de acordo com os critérios das autoridades de saúde. Inclusive, amanhã teremos a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e já vamos baixar o novo decreto que passa a valer a partir de segunda”, completou Camilo Santana.

Veja o vídeo:

https://www.facebook.com/prefeitorobertoclaudio/videos/286598592757860/

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder