TURISMO

Alexandre Pereira implanta gestão disruptiva na Setfor

Por Marcelo - Em 19/12/2019 às 8:49 PM

Por do sol na Praia de Iracema é um projeto de sucesso                                                                       Foto: Divulgação

O titular da Setfor, Alexandre Pereira, tem realizado um trabalho forte em prol do crescimento do fluxo de turistas da capital cearense e, logo no início de seu trabalho, disse ao prefeito Roberto Cláudio que pretendia fazer algo diferente do que apenas promoção do destino.

Mas destacou a necessidade de se garantir a infraestrutura da cidade e a qualificação dos responsáveis pelo atendimento aos turistas. “Como a Prefeitura já estava focada na infraestrutura, a nova Beira Mar, Polo Gastronômico da Varjota, binários, ciclovias, decidi focar em capacitação e requalificação de pontos turísticos, começando por mudar a sede da Setfor para a Praia de Iracema, para fazer a ocupação do espaço, mudança de conceitos, envolvimento dos empresários e da população”, disse.

Ele afirmou que isso foi muito positivo, com a criação do Conselho da Praia de Iracema, do Instituto Iracema, e hoje já existem várias lojas e restaurantes. “Temos feito muitos eventos aqui na região, e gostaria de destacar o emprenho do presidente da Abrasel, Rodolphe Trindade, dono do Pirata, reconhecido como Patrimônio do Turismo de Fortaleza, que trabalha muito pela revitalização da Praia de Iracema”, afirmou.

Isso ele chamou de uma mudança do conceito da cidade envolvendo as pessoas, tornando Fortaleza a cidade das experiências legais. “Ninguém viaja mais para bater fotos de monumentos, mas sim para ter experiências da gastronomia, da cultura, do conviver na cidade. Gosto de dar o exemplo de Jericoacoara, que a gente volta para curtir a energia da cidade, que não tem nada e tem tudo. Tem luz de velas, diversidade, liberdade, gastronomia, música, charme, segurança. É isso que faz Jeri ser o que é”.

Alexandre Pereira diz que é preciso “pensar fora da caixa”

Desafiador

E aí veio o grande desafio, de como fazer isso com uma grande cidade, com quase três milhões de habitantes. “Tenho de ser justo e lembrar que o Roberto Cláudio, além de ser um grande líder, me deu carta branca para fazer o que achava que deveria ser feito. Busquei o apoio da imprensa, para destacar as coisas boas da Capital, pois cidade não se pensa para turista, mas sim para os moradores. Pois ser for boa para os fortalezenses, será boa para os visitantes e os órgãos de imprensa compraram a ideia e me apoiaram”, explicou Alexandre.

Também percebeu que o por do sol, na Praia de Iracema, é fantástico, mais bonito que o de Zadar, na Croácia, que se intitulou como o mais belo do mundo. “E o nosso é mais. Então, decidi colocar um piano na Ponte dos Ingleses, chamei o Felipe Adjafre, consegui patrocínios, e o evento foi um grande sucesso e um dos posts mais visitados nos jornais”, ressaltou.

Primeiro o cearense comprou a vibe, de divulgar as coisas boas da cidade e o conceito é trabalhar as experiências. Essa atuação, inclusive, garantiu diversos prêmios para Alexandre Pereira, inclusive o de melhor secretário de Turismo do Brasil, oferecido pelo MTur. “Isso aconteceu, exatamente, por essa disrupção com os meios tradicionais de ação. Ganhamos, também, o Prêmio Nacional de Turismo Social, com o projeto Praia Acessível”, destacou.

Outras ações foram a implantação do ônibus de turismo double deck; uma roteirização de locais, com o Passaporte de Fortaleza, no qual o turista carimba as páginas nos locais em que passa. “O último point é aqui no Estoril, onde as pessoas tiram uma foto no painel “Eu amo Fortaleza”, seguem a gente no Instagram e recebem uma bolsa de praia nossa, com acessórios da cidade. E se não carimbar o passaporte todo, pode retornar até o fim de dezembro de 2020, quando encerra a nossa gestão, carimbar o que falta e receber a sua bolsa. E isso já serve de material promocional da cidade”.

Parcerias

Ressaltou a valorização dos empresários que trabalham em prol do desenvolvimento do turismo de Fortaleza, que se tornaram parceiros do projeto, oferecendo alguns brindes para os turistas. “Vamos fazer um por do sol na Barra do Ceará, igual a esse projeto aqui da Praia de Iracema”, lembrou o secretário.

Implantou, ainda, o projeto “Fortaleza 60+, Capital amiga do idoso” pois as pessoas envelhecem, se aposentam, têm algum dinheiro, mas têm medo de viajar. Seis hotéis já estão participando com serviço de cuidador por demanda, além de restaurantes que oferecem menus diferenciados, banho de mar assistido, com serviços a preços interessantes para esses turistas especiais.

Nesta quinta-feira (19) foi lançado o aplicativo “Viver Fortaleza”, para trazer as experiências da cidade que os turistas não conhecem. “Terá o Raimundo dos Queijos e a Feijoada da Zena, por exemplo, lá do Centro da cidade, o Carneiro do Ordones, que só o fortalezense conhece, entre outros pontos, que não são tradicionais. O App tem, ainda, em parceria com o Convention&Visitors Bureau, um painel permanente com todos os eventos, públicos e privados, a fim de atrair o próprio fortalezense e os turistas, que estando informados, poderão assistir ou participar”, destacou o titular da Setfor.

Como o turismo impacta mais de 50 setores da economia, foi criado o Observatório do Turismo de Fortaleza, que está em fase final de estruturação e já mostrará, em janeiro, qual o impacto do Réveillon na economia de Fortaleza. “Isso é uma ferramenta extraordinária para nós da área pública e para os empresários fazerem os seus investimentos”.

Para 2020, a Setfor está lançando um projeto de turismo integrado com a Secretaria de Turismo de Natal, que já recebeu o apoio do MTur, para que as duas capitais sejam visitadas no mesmo roteiro. “Inclusive passando pela Rota das Falésias, além de um roteiro de charme nas capitais, que será lançado em janeiro. E ainda queremos aprofundar o turismo náutico, com os navios de cruzeiro; passeios de escuna na nossa orla com um píer bacana, e o afundamento de alguns navios para incentivar o turismo de mergulho e pesca”, completou Alexandre Pereira.

Retrospectiva

O titular da Setfor presidiu o Centro Industrial do Ceará (CIC), da FIEC, em 2004, e desde então passou a envolver-se com a vida política cearense. E, já naquela época, percebeu que era preciso participar ativamente deste meio, se quisesse fazer diferença na vida da cidade. Foi candidato a vice-prefeito, em 2008, na chapa de Moroni Torgan. Em 2010 foi candidato ao Senado, obteve quase 500 mil votos e passou a ser visto de maneira diferente pelo meio político.

Em 2012 foi candidato pelo PDT, como vice de Heitor Ferrer e por pouco não chegou ao segundo turno. Mas nesse momento decidiu se aproximar do grupo liderado por Cid e Ciro Gomes, apoiando o prefeito Roberto Cláudio a partir de então. “Tinha uma relação de amizade com o Roberto Cláudio, extra política, e comecei a participar do grupo político deles. E nem fui para a Prefeitura, acabei sendo convidado pelo governador Cid Gomes, para ser o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, o que foi uma experiência extraordinária”, lembrou Alexandre Pereira.

Participou da instalação da ZPE-Ceará e do início das obras da CSP. Na sequência, Roberto Cláudio o convidou para estruturar a Coordenadoria de PPPs. “E, na reeleição do Roberto Cláudio, ele me convidou para integrar seu staff, a princípio para o desenvolvimento econômico, mas disse que queria ser o secretário de turismo, que é uma das molas propulsoras do desenvolvimento econômico, para pensar fora da caixa. Ele topou de imediato e estou aqui até hoje”, finalizou.

Projeto Praia Acessível ganhou o Prêmio Nacional de Turismo Social, concedido pelo MTur

 

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