SEGURANÇA HÍDRICA

Acrísio Sena celebra transposição do São Francisco ao Cinturão das Águas do Ceará

Por Marcelo - Em 01/03/2021 às 5:04 PM

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT) celebrou a chegada, nesta segunda (1º), da água do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

Acrísio Sena destacou a importância da obra para todo o Ceará                         Foto: Portal IN

Daí a água viaja 300 quilômetros até o Açude Castanhão, de onde será distribuída principalmente para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. “Temos que agradecer a todos que colaboraram para esta vitória, os governos de Lula e Dilma, o governador Camilo Santana, por meio do secretário Francisco Teixeira e toda sua equipe da SRH. Nossos irmãos terão uma alternativa concreta de segurança hídrica trazendo saúde e riqueza para nosso Estado”, afirmou Acrísio.

O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o CAC hoje. A abertura das comportas atende à demanda feita na última semana pelo Governo do Ceará e tem dois objetivos principais: garantir água para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e permitir testes na estrutura da CAC entre os reservatórios Jati e Castanhão.

Os primeiros testes no CAC ocorreram em agosto de 2020. Nesta nova etapa, de acordo com o planejamento estadual, com uma vazão de 12 mil litros de água por segundo, as águas sairão do reservatório Jati pela estrutura do CAC, chegarão ao leito do Riacho Seco e depois passarão pelo Rio Batateiras.

Na sequência, passam pelo Rio dos Porcos, que as levará ao Rio Salgado, depois ao Rio Jaguaribe, chegando ao Castanhão, que abastece a capital cearense e outros municípios da Região Metropolitana. Até o momento, o Governo Federal já repassou R$ 1,18 bilhão para o Cinturão das Águas do Ceará, que tem 65,41% de execução da obra.

Jair Bolsonaro acionou as comportas em Milagres, trazendo a água para o Ceará

A solicitação feita pelo Governo do Ceará visa garantir a segurança hídrica para o abastecimento de aproximadamente 4 milhões de pessoas da RMF. De acordo com dados apresentados pela gestão local, o Ceará conta apenas com 13,8% do volume disponível do Sistema Integrado Jaguaribe.

Em 26 de junho do ano passado o presidente Jair Bolsonaro acionou a comporta do Eixo Norte do projeto da transposição so São Francisco, em Penaforte, extremo sul do Ceará. As águas passaram pelo túnel Milagres e seguiram até o reservatório Jati, de onde partiram, hoje, em direção ao Castanhão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder