Kawasaki expõe linha 2018 e com novidades neste Salão

17 de Novembro de 2017 . Por Jota Pompílio

Não há como fugir! Devido ao Salão Duas Rodas de 2017 o assunto é sobre motos. E sobre elas, a Kawasaki entende do assunto de sobra. Como o Road In foi convidado, passeamos no stand e conferimos de perto reunidos em um só lugar e acessíveis ao público nos próximos dias. Para quem não sabe, em Fortaleza, a Kawasaki tem uma autorizada e que se chama Nikkei.  

Mas voltando ao Salão, entre as principais novidades, há os modelos introduzidos ao longo deste ano: as Z650 e Z900 (abaixo) que ampliam a Linha naked, Ninja 650 e Ninja 1000 (fotos acima) que revitalizam o segmento sport-touring e a Versys-X 300 que é um dos lançamentos mais aguardados deste ano no Brasil.

A Kawasaki apresentou dois novos modelos inéditos, apresentados há menos de duas semanas nos Salões de Tokyo e de Milão. Um deles é a Z900 RS, versão da Z900 com visual clássico que remete ao design da lendária Z1 que em 1972 revolucionou o mercado mundial. A outra novidade é a Ninja 400 (abaixo), uma nova bicilíndrica de média cilindrada que assumirá o lugar da Ninja 300 no line-up global da marca. Ambos modelos estão previstos para 2019 no mercado brasileiro. 

Veja abaixo alguns lançamentos que estarão em destaque no estande da Kawasaki no Salão Duas Rodas: 

Versys-X 300  -  Voltada ao turismo de aventura, a bicilíndrica de 296 cm³ foi projetada para rodar em qualquer estrada, a qualquer hora. Graças às suspensões de longo curso e ao motor de 40 CV, o lançamento lida bem com a realidade das rodovias brasileiras. O novo modelo tem ainda as versões ABS e Tourer ABS. 

Z650 - O modelo de média cilindrada foi lançado este ano para complementar a Linha Z. Com visual agressivo, a moto de 649 cm³ e potência de 68 CV ganhou performance com a utilização de materiais mais leves que reduziram 15kg no seu peso final em relação à antecessora ER-6n. 

Z900 -  Esta supernaked de alta cilindrada impressiona com sua motorização potente e ótima dirigibilidade. O modelo de 948 cm³, com potência de 125 CV, alcançou a união perfeita entre força e agilidade, e o resultado foi uma moto leve e fácil de pilotar. Outro diferencial é o seu som. A Z900 ganhou um ronco personalizado, desenvolvido nos laboratórios da Kawasaki através da pesquisa ‘som do motor’. 

Ninja ZX-10R - A superbike de 998 cm³ mais vencedora da atualidade coleciona títulos e acaba de vencer o Campeonato Mundial de SuperBike pela terceira vez consecutiva (2015, 2016 e 2017). Sonho de consumo de qualquer piloto de motovelocidade, vem equipada com uma moderna eletrônica que proporciona a mais alta performance. 

Z1000 R Edition - Esta versão da supernaked de 1.043 cm³ recebeu componentes de alta precisão e freios Brembo com ABS de série, suspensão traseira com amortecedor a gás da Öhlins, tornando sua pilotagem ainda mais extrema. 

Vulcan S Café - A linha Cruiser de 650 cm³ ganhou a versão especial Café para 2018, com um exclusivo defletor (para-brisa), pintura e grafismos especiais.  

Ilmar Gourmet - Selo

Jaguar XE 2018: sedã esportivo chega com motores mais dinâmicos

16 de Novembro de 2017 . Por Jota Pompílio

O Jaguar XE, um dos sedãs esportivos de maior sucesso, produzido pela própria marca inglesa, chega a versão 2018 com a nova linha de motores Ingenium, desenvolvida pela Jaguar Land Rover. Segundo a fabricante, ele já está disponível nas 39 concessionárias do Brasil. Em Fortaleza, temos a Extrema – única autorizada da marca na Capital.

Os novos propulsores Ingenium são bastante leves e compactos, fabricados com uso de peças leves em alumínio, para proporcionar um melhor desempenho com uma ampla economia de combustível, segundo engenheiros. O Jaguar XE 2018 está disponível em duas versões, R-Sport e S, com motorização de 250 cv e 380 cv, respectivamente. 

Motorizações

O motor Ingenium Turbocharged 2.0 de 250 cv oferece incomparável potência e torque. Para uma excelente aceleração e capacidade de ultrapassagem, o torque máximo de 365 Nm fica disponível entre 1.300 e 4.500 rpm. O propulsor oferece uma aceleração de  0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Já o motor 3.0 V6  Supercharged de 380 cv proporciona uma entrega de potência linear com máxima capacidade de resposta. Isso resulta em um desempenho correspondente ao de motores muito maiores, enquanto otimiza a economia e reduz o nível de emissões. Também com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletrônicamente), o Jaguar XE S acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos e entrega até 450 Nm de torque.

Suspensão inteligente

O Jaguar XE conta com o sistema de suspensão dianteira Double Wishbone com o mesmo desenho do F-TYPE e traseira Integral Link única na categoria, o sistema de vetorização de torque que controla a frenagem de forma suave e individual das rodas de dentro em situações de curva acentuada e direção életrica assistida, reforçando o compromisso da Jaguar em entregar um sedã compacto premium mais esportivo.

Com a tecnologia  All Surface Progress Control, ele gerencia  a tração do veículo e atua de forma semelhante a um controle de cruzeiro focado em baixas velocidades. O sistema proporciona ao XE a capacidade de manter a aderência em qualquer situação sem a necessidade do condutor tocar os pedais.

O veículo, que já é sucesso de vendas da Jaguar, é o primeiro do segmento a ter sua estrutura em 75% de alúminio e o coeficiente aerodinâmico de 0.26 Cd – o menor da marca.

O sistema de entretrenimento inControl Touch está disponível como item de série em todas as versões. Como opcional, os clientes ainda podem optar pela versão topo de linha do sistema, o InControl Touch Pro, que traz tela touchscreen de 10,2”, tem pano de fundo totalmente customozável de acordo com o gosto do cliente, sistema de navegação GPS ainda mais ágil  e 10Gb de memória interna em que é possível o armazenamento de músicas e vídeos.

Ibyte Apoio e Patrocinio

Harley-Davidson Fat Boy 2018: pronta para mais uma perseguição

15 de Novembro de 2017 . Por Jota Pompílio

É impossível ficar indiferente a Fat Boy, da Harley-Davidson! Quem a vê, mesmo para quem não curte moto, para e aprecia ora aquele “mundaréu” de equipamentos cromados, a roda imponente ou o banco convidativo. No Salão de Duas Rodas de 2017 foi isso que a Road In testemunhou. Clássica, a motocicleta ficou famosa depois das cenas de perseguição no filme O Exterminador do Futuro. Difícil era saber quem roubava a cena, se Arnold Schwarzenegger ou a Fat Boy! 

Pois esse modelo chega à edição de 2018 com algumas mudanças como nova motorização, suspensões e um quadro mais leve, mas conservando uma posição de pilotagem digamos “mais à vontade” ou “largadão mesmo”.Com um novo quadro, mas sem perder a essência, jamais, adquiriu 34% de rigidez, além de nova geometria que proporciona melhor dirigibilidade, reduzindo o peso em expressivos 14 quilos. O modelo conta com um sistema de amortecimento camuflado horizontalmente, embaixo do quadro, deixando a traseira macia. Garupeiro então adora esse detalhe. 

O “coração”

Outra novidade está na motorização. Eles conservam a arquitetura de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus, mas adotam novos eixos balanceiros para reduzir as vibrações e também novas nomenclaturas para comemorar os 115 anos de fundação. O motor batizado de Milwaukee Eight faz homenagem à cidade onde nasceu e o número de válvulas, quatro em cada cilindro. São duas versões, o 107 polegadas, que em centímetros cúbicos corresponde a 1.745 e o 114, igual a 1.868cm³, com 16,4kgfm de torque.

As rodas da Fat Boy são bem marcantes e elas não foram esquecidas. Deixaram os raios de lado e adotaram rodas maciças e fechadas. Na edição 2018 há detalhes que simulam raios. Ah, elas ficaram mais largas e a traseira, com aro de 18 polegadas, ostenta um pneu com nada menos que 240mm de largura, reforçando a robustez. Na dianteira, o pneu tem 160mm de largura, seguindo a fórmula de sucesso.

Outras impressões

O câmbio tem seis velocidades, com a sexta bem longa para grandes retas. O painel tá no capricho, com um enorme relojão sobre o tanque, que tem capacidade de 18,9 litros. A posição de pilotagem uma beleza com plataforma para os pés e guidão largo. Na dianteira, garfo invertido com novo sistema de válvulas internas. Na traseira, sistema mono, com nova fixação e possibilidade de regulagem na pré-carga de forma manual. 

Ilmar Gourmet - Selo

Através de testes, Volvo XC60 é eleito o carro mais seguro do mundo

15 de Novembro de 2017 . Por Jota Pompílio

Para quem é obssessivo por segurança em caso de colisão, o novo Volvo XC60 acaba de se consagrar como o carro mais seguro do planeta, de acordo com testes realizados pelo Euro NCAP. O modelo conquistou a classificação máxima, registrando a melhor performance entre os veículos avaliados neste ano pela entidade. Com um desempenho muito próximo à perfeição, o XC60 atingiu 98% no índice de proteção para ocupantes adultos, obtendo cinco estrelas na avaliação.

Devido a esse fato, a marca confirma sua posição entre os líderes de segurança automotiva. Durante a avaliação, o XC60 ainda atingiu 95% no quesito que avalia os recursos de assistência ao motorista e 87% na proteção ao ocupante criança. De acordo com o Euro NCAP, o nível de segurança do SUV se equipara a veículos acima de seu segmento. 

"Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido pelo XC60, consolidando o trabalho contínuo desenvolvido pela Volvo para garantir a máxima segurança em todos os seus modelos. Ficamos orgulhosos por oferecer ao mercado brasileiro um veículo que traz alto padrão de performance em todos os sentidos", afirma o diretor de Marketing da Volvo, Leandro Teixeira. 

No início deste ano, a marca foi a primeira fabricante de automóveis a registrar um total de seis pontos com o sistema de frenagem autônoma de emergência para pedestres (AEB Padestrian) no teste promovido pelo Euro NCAP. Na classificação global, o S90 e o V90 alcançaram 5 estrelas. 

A Volvo Cars tem a visão de que ninguém deve morrer ou ser seriamente ferido em um novo modelo Volvo até 2020. O XC60 é mais uma prova do investimento contínuo e do compromisso com a liderança de segurança automotiva. 

Sobre o Euro NCAP

A classificação de segurança Euro NCAP abrange quatro áreas diferentes – ocupante adulto, ocupante criança, proteção de pedestres e assistência de segurança. Leia mais sobre as classificações de segurança do Euro NCAP em www.euroncap.com

São Luiz

Audi RS 3: um estranho no ninho

11 de Novembro de 2017 . Por Jota Pompílio

Em plena meca do universo de “Duas Rodas”, o novo Audi RS 3 Sedan, que começa a ser vendido no Brasil em dezembro, fará sua pré-estreia. Isso acontecerá nesta segunda-feira, 13, durante a 14ª edição do Salão Duas Rodas. O modelo será exibido no estande da Ducati durante os dias do evento, que será realizado entre 14 e 19 de novembro no São Paulo Expo.

O que ele tem

Ele vem equipado com o motor de cinco cilindros mais potente do mundo e um visual ainda mais agressivo. O 2.5 TFSI entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém constante a até 5.850 giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos. A transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral permanente quattro transferem a potência do cinco cilindros para a estrada. A tração quattro é integrada ao sistema de dinâmico de direção Audi drive select, assim como a direção, o câmbio, o gerenciamento do motor e a suspensão.

Por fora, o RS 3 Sedan demonstra sua potência com a bela grade Singleframe preta brilhante com padrão colmeia, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a lâmina redesenhada no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência mais larga. O logo quattro, localizado na parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na aparência dinâmica do carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa do porta-malas. O sedã esportivo ficará exposto no estande da Ducati, marca que pertence ao Grupo Audi. O espaço da marca de motos premium terá 570 m2 e trará muitas novidades e atrações, incluindo uma butique de produtos exclusivos. A coletiva de imprensa da Ducati será realizada no dia 13 de novembro, das 10h às 10h25.

Serviço:

Salão Duas Rodas 2017 Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda, São Paulo (SP) Data: 14 a 19 de novembro – de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo das 11h às 19h Coletiva Ducati: 13 de novembro às 10h